DA FORMAÇÃO INICIAL À CARREIRA DOCENTE: ALTERNATIVAS PARA SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS POR PROFESSORES INICIANTES

  • Daniela Marcato UFMS
  • Thainara Gouveia de Lima UFMS

Resumo

A fase final do curso de formação à docência pode trazer muitas tensões para o formando, ocasionando muitas desistências logo no início da profissão. Pensando em tais aspectos, nesse trabalho objetivou-se identificar quais iniciativas poderiam ser realizadas durante a formação inicial para contribuir com o ingresso na carreira docente de forma mais satisfatória. Para tanto, o trabalho se caracterizou em pesquisa de cunho teórico bibliográfico trazendo discussões sobre o início da carreira, as possibilidades e limitações da formação inicial e quais aspectos poderiam ser melhorados dentro dela. A partir do estudo realizado, chegou-se à conclusão de que precisa ser dado mais acesso a discussões sobre possíveis fases que o profissional poderá passar; quais conhecimentos profissionais que devem ser valorizados; a importância dos conhecimentos pedagógicos; os estágios vivenciados unindo a teoria e a prática; os casos de ensino para ser possível aumentar o repertório de análise de situações dilemáticas sobre as quais pode refletir teoricamente; e que a participação nos programas de iniciação à carreira docente pode melhorar esse ingresso na carreira por permitirem maior imersão nos contextos escolares. Concluiu-se que a carreira docente possui muitos desafios e mesmo com a realização de uma formação inicial de qualidade, a profissão docente, por se tratar de um continuum, precisa seguir ao longo da carreira.
Publicado
2022-12-15