A ANSIEDADE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS EM FASE DE CONCLUSÃO DE CURSO: UM ESTUDO DE CASO

  • Lizandra Furtado Ramos de Moraes UFMS
  • Helen Paola Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Esse artigo é resultado de uma investigação sobre os fatores que possivelmente possam contribuir para suscitar o transtorno de ansiedade generalizada em discentes durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva com abordagem narrativa, com aplicação de um questionário contendo 16 questões, elaborado através do google foms, que envolveu os 53 discentes do curso de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana(UFMS-CPAQ). O objetivo principal foi analisar quais são os fatores que possam desencadear o transtorno de ansiedade em acadêmicos do curso de Administração da UFMS-CPAQ na fase de conclusão da escrita do TCC. Os objetivos específicos foram: analisar os sentimentos relatados pelos acadêmicos do curso de Administração durante a realização do TCC como experiência atribuída ou não à ansiedade; verificar como a transição dos sentimentos indesejáveis de ansiedade se relacionam com o desenvolvimento do TCC e identificar na literatura como administrar os níveis de ansiedade na jornada acadêmica. Os resultados mostraram que a maioria dos discentes apresentaram sintomas de ansiedade, relacionado principalmente com a preocupação excessiva de não conseguir concluir seus estudos, medo da reprovação, de não conseguir se apresentara à banca e de não conseguir escrever a tempo. Conclui-se que que embora a ansiedade não seja algo tão ruim, quando se torna um evento recorrente que causa preocupação desproporcional é um sinal de alerta para um distúrbio na saúde mental do indivíduo.
Publicado
2022-12-13