O ENSINO DE CIÊNCIAS NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Bruna Lopes Bernal
  • Flávia Ferreira da Silva
  • Vera Lucia Gomes Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana

Resumo

O presente artigo retrata o processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino de ciências e o papel da sala de recursos multifuncionais na aprendizagem desses alunos, tendo como objetivo promover uma reflexão sobre o processo de inclusão na educação por meio do ensino de ciências. Entende-se que a inclusão escolar pode oferecer a esses alunos oportunidades de convivência com os demais, diminuindo assim seus défcits na comunicação e dificuldades nas interações sociais. A educação inclusiva é um desafio dentro da sala de aula e necessita de mudança de paradigmas e ações que envolvem a todos, para construir um espaço de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. Utilizamos como procedimento metodológico análise documental e artigos que abordaram o objeto da pesquisa. Como resultados percebemos a relevância da utilização de metodologias com práticas pedagógicas e recursos diferenciados para o ensino de ciência para os alunos com TEA, além da importância do atendimento educacional especializado de sala de recursos multifuncionais focando nas características, necessidades e potencialidades individuais para garantir uma inclusão escolar com qualidade e real.

Biografia do Autor

Vera Lucia Gomes, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana
Professora, especialista em educação especial e inclusiva e psicopedagogia, mestre e doutora em educação.
Publicado
2024-01-24