INCLUSÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURA

  • Cibele Furtado da Cruz
  • Raquel Larson dos Santos
  • Rita de Fátima Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser definido como uma alteração no neurodesenvolvimento que dificulta a organização de pensamentos, sentimentos e emoções, gerando prejuízos nas atividades diárias, interações sociais, comunicação e aprendizado. Apesar do TEA, ser um assunto bastante estudado atualmente, ainda se tem muito o que descobrir. Pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista, assim como toda a população brasileira, possuem o direito ao acesso a educação de qualidade, desde o nível básico até o ensino superior. Porém pouco se tem estudado a inclusão de autistas no ensino superior quando comparada com a educação básica. Assim o objetivo do nosso trabalho, foi realizar uma análise da literatura para observar como é o processo de inclusão e as principais dificuldades que esses discentes enfrentam durante sua vida acadêmica. Realizamos o levantamento bibliográfico e selecionamos quatro artigos. Concluímos que apesar de ter crescido o número de autistas matriculados no ensino superior, eles enfrentam várias dificuldades como falta de acessibilidade e capacitação dos professores. Assim se faz necessário ter mais estudos cientificos nessa area para se ter uma inclusão efetiva.

Biografia do Autor

Rita de Fátima Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
Publicado
2024-01-24