OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA REGULAR
Resumo
Proporcionar uma educação igualitária para todos sem distinção atendendo às Necessidades Educacionais Especiais dos alunos é um dos maiores desafios da atualidade. O professor deve ser um mediador no processo inclusivo de ensino aprendizagem, contudo, em se tratando da inclusão do aluno autista na escola de ensino regular, vale ressaltar que o professor muitas vezes não está preparado para receber e lidar com esses alunos. Nesse contexto, este artigo apresenta como problemática: quais os desafios enfrentados pelo professor frente à inclusão escolar de crianças com autismo na rede regular de ensino? A metodologia utilizada foi uma revisão descritiva sistemática que busca responder uma pergunta, baseando-se em artigos científicos com enfoque no tema a ser estudado. O critério utilizado para a seleção dos artigos foi a análise dos resumos sendo selecionados aqueles que continham palavras-chave referentes a área de conhecimento em estudo. Foram utilizados quatro artigos que se baseiam em entrevistas com professores de escolas regulares de ensino onde os mesmos relatam as dificuldades enfrentadas na escolarização do aluno com TEA. Observou-se que tais dificuldades coincidem entres os diferentes professores de diferentes escolas. As principais dificuldades apresentadas foram: a falta de conhecimento sobre o autismo na formação inicial docente; a própria dificuldade de comunicação do aluno com TEA para com o professor e com os demais alunos; a falta de profissionais especialistas para atender à demanda de alunos autistas que necessitam de uma atenção maior para o desenvolvimento de atividades em sala; e a incapacidade assistir a aluno autista da forma que ele necessita. Vale ressaltar que, mediante a tantos desafios, muitos professores buscam por condições e recursos próprios, para que seu aluno consiga adquirir conhecimento e acompanhar o ritmo da sala de aula. É possível sim que todos tenham uma educação de qualidade desde que não esqueçam de considerar as especificidades de cada indivíduo.
Publicado
2024-01-24
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.