OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ESCOLA REGULAR

  • Júlia Franco Moraes
  • Mariele Trindade Silva Arrua
  • Rita de Fátima Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana

Resumo

Proporcionar uma educação igualitária para todos sem distinção atendendo às Necessidades Educacionais Especiais dos alunos é um dos maiores desafios da atualidade. O professor deve ser um mediador no processo inclusivo de ensino aprendizagem, contudo, em se tratando da inclusão do aluno autista na escola de ensino regular, vale ressaltar que o professor muitas vezes não está preparado para receber e lidar com esses alunos. Nesse contexto, este artigo apresenta como problemática: quais os desafios enfrentados pelo professor frente à inclusão escolar de crianças com autismo na rede regular de ensino? A metodologia utilizada foi uma revisão descritiva sistemática que busca responder uma pergunta, baseando-se em artigos científicos com enfoque no tema a ser estudado. O critério utilizado para a seleção dos artigos foi a análise dos resumos sendo selecionados aqueles que continham palavras-chave referentes a área de conhecimento em estudo. Foram utilizados quatro artigos que se baseiam em entrevistas com professores de escolas regulares de ensino onde os mesmos relatam as dificuldades enfrentadas na escolarização do aluno com TEA. Observou-se que tais dificuldades coincidem entres os diferentes professores de diferentes escolas. As principais dificuldades apresentadas foram: a falta de conhecimento sobre o autismo na formação inicial docente; a própria dificuldade de comunicação do aluno com TEA para com o professor e com os demais alunos; a falta de profissionais especialistas para atender à demanda de alunos autistas que necessitam de uma atenção maior para o desenvolvimento de atividades em sala; e a incapacidade assistir a aluno autista da forma que ele necessita. Vale ressaltar que, mediante a tantos desafios, muitos professores buscam por condições e recursos próprios, para que seu aluno consiga adquirir conhecimento e acompanhar o ritmo da sala de aula. É possível sim que todos tenham uma educação de qualidade desde que não esqueçam de considerar as especificidades de cada indivíduo.

Biografia do Autor

Rita de Fátima Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
Publicado
2024-01-24