A IDENTIDADE DO SUJEITO, PODER, POLÍTICAS E OUTRAS ABORDAGEM: QUANDO A INFÂNCIA VAI ALÉM DO AUTISMO

  • Salédja Alana Sales Santana
  • Janete Rosa da Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo abordar sobre identidade, poder e política com ênfase na importância da infância das crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), como construção do sujeito. Para efetivar essa pesquisa, buscou-se fundamentar nos referenciais teóricos de autores como: Foucault (2016, 2022), Hall (2003), Louro (1999), Gonring (2020), Sarmento (2005), Grandin e Panek (2013), entre outros, que podem contribuir para os estudos da temática apresentada. Os principais resultados desta pesquisa, contribui para compreender o contexto do universo autista, a respeito da sua identidade, corporeidade, refletindo em políticas cada vez mais eficientes direcionadas para a inclusão. Os procedimentos metodológicos buscou-se abordagens de revisões bibliográficas, que fundamentam contribuições de alinhar as principais abordagens dos autores mencionados com o contexto da criança com autismo, viabilizando sua inclusão.

Biografia do Autor

Janete Rosa da Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
Licenciada em Pedagogia pela UNIVALE, Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE), Especialização em Administração: Capacitação Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutorado em Educação pela Universidade UDELMAR, Chile,convalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (Conceito CAPES 5).Pós Doutorado pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG). Foi docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Senso, atuou ainda como Assessora Técnica da Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde/MT e como docente do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação da UNINOVA e da UNEMAT em Nova Mutum, MT. Atuou como docente nos cursos de Pós-graduação Lato Senso da FASIPE (Faculdade de Sinop), da UNIC Campus de Sorriso e de Sinop, da FACEM e da Faculdade LA SALLE. Foi docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação da Universidade NIHON GAKKO-UNG em Assunção, Paraguai. Atuou como professora convidada no Instituto Politécnico da Guarda em Portugal. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da Faculdade de Sorriso- FAIS/MT e Diretora de Unidade no Centro de Educação Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/RS. É parecerista da Revista Eventos Pedagógicos (Qualis B3) e da Revista Paidéia (Qualis B3). Como pesquisadora atua na linha de pesquisa sobre Universidade, Avaliação da Qualidade no Ensino Superior, Currículo e Formação de Professores. Possui artigos e livros publicados nestas áreas. Fez parte do grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT). Atuoiu como pesquisadora Internacional do Grupo RIDUL ( Rede Internacional de Investigação Universitária Lasallista). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde e atualmente professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Curso de Pedagogia, campus de Aquidauana.
Publicado
2024-08-27