INCLUSÃO ESCOLAR E A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Eva Vanessa Batista Vieira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vera Lucia Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ

Resumo

A inclusão escolar deve possibilitar ao público da educação especial um ensino de qualidade e com equidade para todos, ou seja, uma educação inclusiva que deve ser o objetivo a ser alcançado, incluindo nesse processo, a alfabetização e o letramento desse público. Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como acontece o processo de alfabetização e letramento da criança com Transtorno do Espectro Autista e como objetivo específico identificar os métodos e estratégias utilizados. Para investigar a temática proposta foi utilizada como metodologia a pesquisa documental e bibliográfica de artigos científicos, teses e dissertações disponibilizadas em plataformas de pesquisa. Os resultados demonstram que a regulamentação da legislação garante direitos importantes ao público da educação especial. No entanto, as pesquisas apontaram que não existe um método único ou prática pedagógica, exclusivo, que permita a alfabetização e o letramento de alunos com TEA, diante da ampla singularidade dentro do transtorno. Entretanto, algumas estratégias podem facilitar esse processo, como: 1 - Utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação. 2 - Adaptar o planejamento escolar e o projeto político-pedagógico à realidade do aluno autista. 3 - Promover um plano de ensino individualizado e personalizado. 4 - Usar na prática pedagógica materiais concretos e imagens. 5 - Utilizar narrativas objetivas e curtas. 6 - Desenvolver atividades para estimular a consciência fonológica observando as preferências dos alunos. Além disso, é importante o envolvimento de todos para construir uma política de inclusão escolar que realmente garanta o acesso, a participação e a aprendizagem da criança com autismo nas escolas regulares.
Publicado
2024-12-13