ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

  • Lua Lobo Baptista Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rúbia Corrêa Ottoni

Resumo

No Brasil, as pessoas com deficiência intelectual apresentam maiores chances de não serem alfabetizadas ou frequentarem a escola entre os 7 e os 17 anos, o que as leva a buscarem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) por não terem se escolarizado na idade apropriada. O aumento de matrículas deste público-alvo na EJA propõe um desafio para os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, em especial de Matemática, apontada pelos próprios alunos com deficiência intelectual como a área mais desafiadora devido a abstração que pressupõe. Assim, este trabalho realizou um levantamento exploratório de artigos da área da educação publicados a partir de 2018 que se relacionassem com ensino de matemática, deficiência intelectual e educação de jovens e adultos em busca de identificar e refletir sobre estratégias para o ensino de Matemática de alunos jovens e adultos com deficiência intelectual. Os artigos analisados apontaram a importância da troca e da interação entre os alunos e da mediação do professor para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Também indicaram a relevância do uso intencional e planejado de instrumentos mediadores não-estruturados e estruturados como apoio no processo de internalização de conceitos matemáticos, partindo do concreto para o abstrato.

Biografia do Autor

Rúbia Corrêa Ottoni
Mestranda em Ciências da Educação - Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor pela ULHT - Lisboa
Publicado
2024-12-13