O DESENHO E A SUBJETIVAÇÃO DE CRIANÇAS IMPLICADOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O ato de escrever, em comparação ao ato de desenhar, é frequentemente considerado mais relevante para a criança no contexto da leitura e da escrita. Por efeito, as práticas pedagógicas, em algumas situações, são direcionadas exclusivamente ao aprimoramento da alfabetização, desvalorizando outras formas de aprendizagem, como o desenho. Este artigo tem como objetivo principal analisar a contribuição do desenho como uma ferramenta significativa para a construção do processo de alfabetização. Os objetivos específicos incluem: observar o uso do desenho como um recurso influente na preparação para a alfabetização; explorar como as crianças se expressam durante as fases de transformação do grafismo infantil; analisar o processo de mediação entre professor e aluno ao longo das produções; e investigar o envolvimento dos professores em relação ao desenho infantil. A pesquisa baseia-se em uma revisão de literatura de autores como Piaget (1948), Vygotsky (1988, 1989), Mattos Da Silva (2010), Gobbi (2010), Derdyk (1989), Lowenfeld (1947, 1977), e Luquet (1969). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, combinando análise teórica com observações simples realizadas em um CEI (Centro de Educação Infantil) em Fortaleza/CE. Foram observadas duas turmas: Infantil 1, no estágio das garatujas, e Infantil 5-A, no período pré-esquemático. Os resultados mostram que o desenho infantil, dentro do contexto da Educação Infantil, contribui de forma significativa para o desenvolvimento das crianças, oferecendo oportunidades para a evolução gráfica em consonância com os desenhos. Além disso, o desenho auxilia na construção da linguagem e da escrita, acompanhando o desenvolvimento da criança nas suas diferentes etapas do grafismo infantil.
Publicado
2024-12-13
Seção
ARTIGOS
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