CRIANÇA/S E INFÂNCIA/S PROTAGONISTAS DE SUAS HISTÓRIAS: COMO SE DÁ A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NESSE CONTEXTO?

  • Tamires da Silva Pais UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Janaina Nogueira Maia Carvalho

Resumo

Este artigo resulta de estudos e reflexões baseados nas vivências das crianças e de suas infâncias, com o objetivo de compreender como se desenvolvem os processos de alfabetização e letramento nesse contexto. Nele, aborda-se a concepção de criança e infância ao longo da história, destacando as mudanças ocorridas em âmbito nacional. O texto apresenta a experiência de uma turma de pré-escola (pré-II) da Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos, no estado de São Paulo, região Sudeste do Brasil. Essa vivência parte da concepção de que a criança é protagonista, sujeito de direitos e agente ativo em seu processo de aprendizagem. O projeto, intitulado Exploradores: o que tem vida?, evidencia as descobertas das crianças, oferecendo-lhes vez e voz. Criado a partir do interesse coletivo da turma, o projeto teve como finalidade diferenciar seres vivos de não vivos, estimular a exploração do ambiente, promover a compreensão do sistema de escrita alfabética e fomentar o letramento linguístico. Dessa maneira, constata-se que, ao incentivar o avanço das hipóteses de escrita das crianças e valorizar sua autoria de forma lúdica, promove-se uma aprendizagem significativa e enriquecedora.
Publicado
2024-12-13