CONSTRUTIVISMO: HISTÓRIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  • Cezar Nascimento Pires Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Janete Rosa da Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Ao abordar as teorias de ensino, o construtivismo gera divergências entre os educadores. Embora a história da educação brasileira tenha testemunhado várias mudanças no ensino da leitura e escrita, muitos professores ainda enfrentam desafios para aplicar práticas eficazes de alfabetização devido à insegurança quanto à teoria que sustenta suas ações. Nesse cenário, o construtivismo surge como uma abordagem relevante, provocando a reflexão sobre suas principais contribuições teóricas e práticas nas salas de aula de alfabetização. O objetivo deste trabalho é examinar as implicações teóricas essenciais do construtivismo e suas repercussões nas práticas alfabetizadoras. O segundo capítulo apresenta uma revisão teórica sobre a evolução histórica da educação no Brasil, o terceiro explora os fundamentos epistemológicos do construtivismo, e o quarto investiga suas implicações no processo de alfabetização. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com levantamento de estudos acadêmicos nos repositórios da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), totalizando 70 trabalhos publicados nos últimos 30 anos, com os filtros “Construtivismo” e “Alfabetização”. No repositório da UFC, foram localizados 43 resultados, sendo que 4 estavam relacionados ao construtivismo e apenas 1 focava na alfabetização. Na UECE, encontraram-se 27 resultados, dos quais 12 eram pertinentes ao tema da pesquisa. Os achados indicaram que todos os trabalhos encontrados eram de TCCs e destacaram a escassez de estudos que investigam de forma aprofundada a conexão entre construtivismo e alfabetização. A pesquisa sugere que o debate teórico sobre o construtivismo ainda está restrito ao âmbito acadêmico, com pouca repercussão nas práticas educacionais nas salas de aula.

Biografia do Autor

Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Cezar Nascimento Pires: Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Especializando em Alfabetização, letramento e educação especial: perspectivas na inclusão e na diversidade cultural, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: cezarpires@alu.ufc.br Janete Rosa da Fonseca: Professora e Orientadora do Programa de Especialização Lato Sensu em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: perspectivas na inclusão e na diversidade cultural e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Culturais (UFMS). Licenciada em Pedagogia (UNIVALE). Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE). Especialização em Administração: Capacitação Empresarial (UFSM). Mestrado em Educação (ULBRA). Doutorado em Educação (UDELMAR). Pós-doutorado em Neurociências (FURG). Estágio Pós-doutorado em Educação (UCDB).
Publicado
2024-12-13