INCLUSÃO E DIVERSIDADE: JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Galláxia Lúcia Silva Barreto UFMS
  • Luci Carlos de Andrade Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ

Resumo

O estudo propõe reafirmar que atividades lúdicas, com regras estruturadas e elementos visuais claros, são ferramentas eficazes para a alfabetização inclusiva. A investigação parte da premissa que a Educação Infantil desempenha papel crucial no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, sendo a alfabetização e o letramento fundamentais, especialmente para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inclusão na educação visa garantir acesso igualitário ao aprendizado, com adaptação de metodologias e ambientes para atender às necessidades específicas, como o uso de jogos e brincadeiras. Estas práticas lúdicas, conforme Vygotsky (1998), facilitam o aprendizado significativo e prazeroso, promovendo habilidades sociais e cognitivas em crianças com TEA. Mediante tais afirmações a presente pesquisa busca investigar e explorar a eficácia dos jogos para alfabetização de crianças com TEA, promovendo inclusão e diversidade através de estratégias pedagógicas que integram o lúdico. A metodologia empregada inclui uma revisão de literatura com análise de artigos e estudos sobre estratégias lúdicas na alfabetização de crianças com necessidades especiais, visando identificar práticas que se destacam pela eficácia no ensino de habilidades de leitura e escrita. Os resultados sugerem que o uso de jogos e brincadeiras favorece a inclusão e o desenvolvimento integral dessas crianças, incentivando a participação ativa, a socialização e o engajamento com o conteúdo. Palavras-chave: Jogos e Brincadeiras. Educação Infantil. TEA

Biografia do Autor

Luci Carlos de Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
Doutorado em Educação. UFMS.
Publicado
2024-12-13