A NEUROCIÊNCIA E OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA

  • Michele Costa dos Santos UFmS
  • Lilian Aquino Santos
  • Janete Rosa da Fonseca

Resumo

Esta pesquisa possui como tema a neurociência e os benefícios da música no processo de alfabetização da criança. O objetivo consiste em investigar e analisar a relação entre neurociência, alfabetização e música na infância. Buscar compreender a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento cognitivo e linguístico, destacando como a plasticidade cerebral, as influências ambientais e as estratégias pedagógicas contribuem para a construção de uma base sólida nas habilidades de leitura e escrita. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica. A análise de documentos e publicações revelou que os estudos em neurociência têm oferecido importantes contribuições para a compreensão do funcionamento do cérebro humano. Além disso, foi constatado que a música é um recurso pedagógico valioso no processo de alfabetização. Ela promove o desenvolvimento de diversas áreas, incluindo percepção auditiva, movimento, memória, linguagem e as emoções evocadas por estímulos musicais. Esses aspectos fazem da música uma ferramenta eficaz e motivadora no contexto educativo, especialmente durante a fase da alfabetização. Palavras-chave: Neurociência. Música. Alfabetização.

Biografia do Autor

Lilian Aquino Santos
Licenciatura em Música- Centro Universitário Claretiano ; Licenciatura em Filosofia pela UCB- Universaidade Católica de Brasília. Especializanda em Alfabetização, letramento e educação especial: perspectivas na inclusão e na diversidade cultural, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. E-mail: lilian.aquinosantos@gmail.com
Publicado
2024-12-13