SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE AS MÚLTIPLAS INFÂNCIAS E A PRÁTICA DOCENTE NO AEE

  • Thuane Santos Valverde Magalhães Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Janaina Nogueira Maia Carvalho Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Este texto origina-se dos diálogos realizados no GEPCI (Grupo de Estudos e Pesquisas Criança e Infância – UFMS/CPAQ) e, situa momentos, espaços/tempos e questões em que a Sociologia da Infância se consolida como um campo de estudo voltado para as crianças e suas múltiplas infâncias. Pretende-se, ainda, definir a investigação sociológica como um resultado de reflexões que abordam a criança e a infância em um contexto ampliado de relações sociais, analisando aspectos fundamentais para o estudo sociológico e para a interpretação da vida e do mundo, bem como situar o contexto da educação especial inclusiva. Nesse sentido, o texto é de abordagem qualitativa, com base teórica na sociologia da infância e, para tecer o diálogo, apresenta uma entrevista semi estruturada com cinco professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), do município de Osasco-SP. Dessa forma, o resultado evidencia que, a sociologia da infância se preocupa em estudar a infância e a criança, bem como se preocupa com a realidade da sociedade, ou seja, as respostas das professoras entrevistadas, estão no caminho. Portanto, não é interesse desse texto culpabilizar as professoras de respostas sem referências, e sem um conhecimento amplo da criança e sua/s infância/s, mas de apontar que, há uma necessidade de maior debruçamento em estudos, que valorize a cultura, o interesse, a escuta e as narrativas das crianças, e das crianças com deficiência de forma mais aparente.
Publicado
2024-12-13