ARTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: URDIDURAS, SABERES E PRÁTICAS LATENTES

  • Lenise Magalhaes Chaves UFMS

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar como o uso dos materiais expressivos nas artes visuais, tais como desenho, pintura, colagem, escultura, instalações, vídeos, fotografias e histórias em quadrinhos, podem auxiliar o desenvolvimento do ser criativo e contribuir no processo de aprendizagem e desenvolvimento no contexto educacional inclusivo, além de analisar a importância do ensino das artes no reconhecimento de seu valor como espaço interno para a construção da autonomia e sensibilização, sendo um meio pertinente e uma possibilidade real de criar, experimentar, conhecer, aprender e ensinar em suas diferentes expressões artísticas. A pesquisa fundamenta-se no estudo da teoria já publicada, dentre as principais referências, as quais foram escolhidas por afinidade e reconhecimento da relevância e possíveis transformações no ensino da arte estão; Barbosa (1998), Ostteto (2010), Ostrower (1986) e Vigotsky (1999, 2017), os Parâmetros Curriculares Nacional (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (2016). O estudo possibilitou considerações sobre a arte e sua relevância no desenvolvimento emocional, social e cultural do indivíduo desde a infância, o entendimento da maneira que a arte e suas diversas linguagens artísticas podem intervir no estudo de outras aéreas do conhecimento, podem facilitar processos inclusivos e o reconhecimento de que mesmo com a legislação, a arte ainda não ocupa um lugar efetivo e valorizado no espaço escolar. Palavras-chave: Arte, educação inclusiva, aprendizagem, criatividade.
Publicado
2024-12-13