EDUCAÇÃO ESPECIAL: FORMAÇÃO CONTINUADA E A BIDOCÊNCIA DE PROFESSORES REGENTES E PROFESSORES DE APOIO NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO-MS

  • Alzira do Socorro Luciolo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Helen Paola Vieira Bueno Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Cícera Alves Cabral Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Priscila Lopes Miranda

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de abordar a formação continuada e a bidocência de professores regentes e de apoio na área da educação especial. Essa é uma área que a cada dia vem necessitando de mais estudos sobre o referido tema, uma vez que as crianças com deficiência estão chegando com mais frequência aos espaços escolares. Diante desse cenário, faz-se necessário abordar o assunto procurando compreender melhor esse processo para melhor atender a essa clientela específica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que, após a revisão de literatura especializada sobre a temática, realizou-se uma pesquisa de campo para estabelecer relações entre a teoria e a prática. Dessa maneira, esse estudo busca destacar a importância do professor regente e do professor de apoio em sala de ensino regular, enfatizar a relevância desses profissionais no processo de ensino e aprendizagem na educação especial e ainda, apresentar resultados de uma pesquisa de campo realizada com docentes que atuam na área. Por meio das análises, pôde-se avaliar a importância da bidocência para a educação especial e observar que ainda há muito a ser abordado sobre o tema por futuros e promissores pesquisadores.
Publicado
2024-12-13