DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM – O QUE DIZEM AS PESQUISAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Rozilene de Oliveira Jara UFMS
  • Janete Rosa da Fonseca

Resumo

O objetivo desse artigo é desvelar o que as pesquisas mostram acerca das dificuldades na aprendizagem. Trata-se de uma revisão de literatura que busca reunir algumas das possíveis causas relacionadas às dificuldades na aprendizagem. Para tanto, foram mapeados e analisados artigos, livros, teses e dissertações, cujos conteúdos foram indispensáveis para tratativa do objetivo. O problema de pesquisa aqui escolhido, a partir das leituras realizadas nos trabalhos mencionados ao longo da escrita, referem-se acerca das possíveis causas das dificuldades de aprendizagem. Nos resultados alcançados foi possível considerar que os processos de ensino e aprendizagem vão além das quatro paredes da sala de aula, sendo necessário que o professor conheça o seu aluno em suas particularidades, bem como a realidade em que vive, para que possa auxiliá-lo em suas dificuldades. Palavras-chave: Consequências. Dificuldades na aprendizagem. Possíveis causas.

Biografia do Autor

Janete Rosa da Fonseca
Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ CPAQ). Professora e Orientadora do Programa de Especialização Lato Sensu em Alfabetização, Letramento e Educação Especial. Licenciada em Pedagogia, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Administração. Mestre e Doutora em Educação. Pós Doutorado em Neurociência. Pós Doutorado em Educação. E-mail: janete.fonseca@ufms.br
Publicado
2024-12-13