A INCLUSÃO DE UM ESTUDANTE INDIGENA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR.

  • Alessandra De Amorim Mendes Arruda Universidade federal de Mato Grosso do sul
  • Fatima Cristina Duarte Ferreira Cunha

Resumo

O objetivo do estudo da pesquisa é refletir sobre as probabilidades de inclusão do aluno com Transtorno de Espectro Autista em uma escola indígena, no município de Aquidauana-MS, pensando em sua aprendizagem e no seu desenvolvimento em todos os aspectos para que no futuro o estudante possa se tornar um pesquisador em sua comunidade. Compreender como se dá a inclusão do aluno em seu ambiente escolar, com a família e com os seus amigos da sala de aula, desenvolvendo atividades que possa contribuir na formação do aluno, que seja significativa e prazerosa atividade lúdicas, utilizando jogos e brincadeiras onde todos possam participar é assim ninguém fica de fora das atividades propostas. Analisar as propostas do projeto político pedagógico da escola em relação a inclusão, se realmente está descrito em seu projeto a inclusão desse aluno e quais artigos embasam esse direito que o estudante possui. A metodologia aplicada foi através de uma abordagem qualitativa e bibliográfico, com entrevista com os anciões da comunidade, verificando o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, as conversas com os pais e professores foram informais. Ser professora vai muito além da sala de aula, devemos estar preparados para fazer com que planejamos para nossa aula seja significativo e que faça diferença na vida da criança especialmente quando lidamos com estudantes que possuem dificuldades em sua casa, problemas com os pais, então é relevante conhecer o ambiente onde a criança está inserida.
Publicado
2024-12-13