A CONTRIBUIÇÃO DA GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA

  • Elda Silva Santos UNIVERSIDADE FEDERAL
  • Emmilly Santos Araújo Leonardo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Wagner Ramos de Souza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Lovania Roehrig Teixeira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ

Resumo

O presente artigo tem por objetivo explorar a contribuição da gamificação no processo de alfabetização e letramento na perspectiva da educação inclusiva, apresentando exemplos práticos de aplicação, desafios e impactos da gamificação no processo de aprendizagem entre outros aspectos; uma vez que, a gamificação potencializa a motivação e envolvimento por parte de todos os educandos na realização de diversas atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. A metodologia deste estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de demonstrar que abordagens ativas ancoradas à gamificação, são úteis no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de educação especial, fomentando a inclusão destes no âmbito escolar.

Biografia do Autor

Elda Silva Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL
Especialista em Docência do Ensino Superior (UNIFACS). Licenciada em Letras (UFBA)
Emmilly Santos Araújo Leonardo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
Especialista em Educação de Jovens e Adultos (IFRO). Licenciada em Pedagogia (PUC-RIO)
Wagner Ramos de Souza, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFES). Licenciado em Letras (UNICAP)
Lovania Roehrig Teixeira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
Doutora em Letras (UFRGS). Mestre em Linguística (UFSC). Licenciada em Letras (UPF)
Publicado
2024-12-13