INTERVENÇÕES INCLUSIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DA PESSOA COM AUTISMO

  • Denilma Ferreira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Janete Rosa da Fonseca Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho final de curso discute o que é o autismo, as concepções de inclusão escolar da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e apresenta um breve horizonte a respeito das possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas no processo de alfabetização e letramento de crianças com TEA na sala regular de ensino. Para tanto, considera-se a inclusão enquanto ação coparticipativa, momento em que o indivíduo é ator principal da sua inclusão. Rompe-se com a ideia de inclusão como um objeto à parte do sujeito que dela necessita, na tentativa de eliminar barreiras conceituais e atitudinais nos processos inclusivos e no fazer docente. As estratégias de ensino de leitura e de escrita para pessoas com autismo, fundamentadas na teoria de Equivalência de Estímulos, por meio do procedimento de Pareamento Modelo ou Típico e do Pareamento Multimodelo têm demonstrado serem eficaz e pertinentes ao processo de alfabetização de pessoas autistas. Caracteriza-se como uma forma inclusiva de alfabetizar. Palavras-chave: Alfabetização. Autismo. Inclusão

Biografia do Autor

Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Docente Permanente do Programa de Pós- Graduação em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/ CPAQ). Professora e Orientadora do Programa de Especialização Lato Sensu em Alfabetização, Letramento e Educação Especial. Licenciada em Pedagogia, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Administração. Mestre e Doutora em Educação. Pos Doutorado em Neurociência. Pós Doutorado em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Decoloniais - GPED/UFMS.
Publicado
2024-12-13