ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS E ROTINA PARA TEA

  • Camila de Vila Nova Gonçalves UFMS
  • claudiana UFMS
  • Fátima Cristina D. Ferreira Cunha Cristina D. Ferreira Cunha

Resumo

A presente pesquisa destaca a educação como um direito humano fundamental, reconhecida internacionalmente desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, e enfatiza a importância de uma abordagem inclusiva para todos, especialmente para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, o presente estudo foca na adaptação pedagógica necessária para que esses estudantes possam participar de forma igualitária no ambiente escolar, por meio de ferramentas específicas de ensino e aprendizagem. O objetivo principal é ressaltar a construção de uma rotina educacional inclusiva para alunos com TEA, promovendo a justiça social e garantindo seus direitos educacionais. Objetivos específicos incluem a criação de mecanismos para concretizar a inclusão escolar e a valorização de práticas pedagógicas como o assessoramento, atividades lúdicas e a afetividade como elementos essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com TEA. Metodologicamente, a pesquisa se baseia em uma revisão bibliográfica para construir uma base teórica sólida sobre o tema, evidenciando a importância de um ambiente escolar que acolha esses grupos sociais historicamente marginalizados. O estudo visa, assim, contribuir para a produção e disseminação de conhecimentos relevantes na educação inclusiva, buscando aproximar cada vez mais a realidade de uma escola que atenda plenamente às necessidades dos estudantes com TEA.
Publicado
2024-12-13