O PODER TRANSFORMADOR DA LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: DAS BRINCADEIRAS ÀS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Autores

  • Kelly Sousa Assunção Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Alex Eduardo Florindo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Gerlany do Nascimento Xavier Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Lara Vitória de Jesus Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Franchys Marizethe Nascimento Santana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.55028/gepfip.v4i16.22472

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estudo sobre a relevância da ludicidade para o desenvolvimento infantil, destacando seus benefícios para o aprimoramento de competências e habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras. Para a realização do trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de obras literárias, artigos e documentos que fundamentaram o aporte teórico e a pesquisa empírica com o intuito de observar atividades lúdicas bem como a mediação do professor. Os resultados apontam que, por meio da ludicidade, as crianças não só se divertem, mas também adquirem habilidades relevantes para a vida. Elas aprendem a resolver problemas, a trabalhar em equipe, a expressar suas emoções, melhoram sua concentração e a coordenação motora. Além disso, a ludicidade cria um ambiente acolhedor e estimulante, que incentiva a interação e a socialização, aspectos essenciais para o desenvolvimento integral e saudável.

Biografia do Autor

  • Kelly Sousa Assunção, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
    Pedagoga pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada no Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas na Inclusão e na Diversidade Cultural.
  • Alex Eduardo Florindo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
    Graduado em Geografia pela Fundação Educacional de Fernandópolis FEF. Graduado em Pedagogia pela Universidade Brasil. Pós-graduado em Gestão Escolar - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP. Pós-graduado no Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural.
  • Gerlany do Nascimento Xavier, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Boa Esperança-FAFIBE. Pós-graduada no Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural.
  • Lara Vitória de Jesus Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
    Graduada em pedagogia pelo centro universitário maurício de nassau UNINASSAU Pós-graduada no Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural.
  • Franchys Marizethe Nascimento Santana, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
    Professora, Doutora, efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural, Coordenadora dos Laboratórios de Arte e Ludicidade Na Diversidade Cultural e Laboratório de Cultura Pedagógica/CPAQ/UFMS.

Downloads

Publicado

2024-12-13