REFLEXÕES SOBRE O USO DA MUSICALIDADE ALIADA AO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO

  • Carine Machado Nunes UFMS
  • Milaine Da Silva Gomes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Janete Rosa da Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

A presente pesquisa traz os fundamentos que convergem para que a musicalidade, o letramento e a alfabetização sejam áreas integradas, cuja importância concentra-se em unir os conceitos e transformá-los em um método didático de forma multidimensional que faz com que a criança aprenda as letras e silabários usando a ludicidade sonora.

Biografia do Autor

Carine Machado Nunes, UFMS
Especializanda em Alfabetização, letramento e educação especial: perspectivas na inclusão e na diversidade cultural, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Milaine Da Silva Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Especializanda em Alfabetização, letramento e educação especial: perspectivas na inclusão e na diversidade cultural, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Janete Rosa da Fonseca, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora e Orientadora do Programa de Especialização Lato Sensu em Alfabetização, Letramento e Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Culturais (UFMS). Licenciada em Pedagogia (UNIVALE). Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE). Especialização em Administração: Capacitação Empresarial (UFSM). Mestrado em Educação (ULBRA). Doutorado em Educação (UDELMAR). Pós-doutorado em Neurociências (FURG). Estágio Pós-doutorado em Educação (UCDB).
Publicado
2024-12-13