A DISLEXIA: DESAFIOS E INTERVENÇÕES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

  • Kethelen Dantas de Arruda Universidade Federal de Mato grosso do Sul
  • Rita de Fátima Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os tipos de dislexia, explorando na literatura os métodos de ensino adequados para crianças com este transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. A justificativa para sua elaboração se fundamenta na necessidade de ampliar os conhecimentos inerentes ao campo de atuação e os métodos de trabalho com relação aos distúrbios e dificuldades de aprendizagem, os quais intervém e favorecem a saúde escolar, contribuindo para uma sociedade de aprendizes bem-sucedidos, pois a leitura e escrita são instrumentos básicos para o ingresso e participação na sociedade letrada. A referida pesquisa busca aprofundar conhecimentos para identificar os tipos de dislexia e aprimorar, por meio de análise teórica, as intervenções assertivas no campo educacional e familiar a fim de proporcionar melhor qualidade de vida para crianças com dislexia. Metodologicamente utiliza-se referências bibliográficas através de sites, artigos, teses e dissertações que abordam o assunto. Como conclusão, reforça a importância da articulação da escola e da família no respeito às diferenças, tanto na diversidade cultural, linguagem da criança dislexa. Palavras-chave: Dislexia. Desafios Educacionais. Intervenção precoce.

Biografia do Autor

Kethelen Dantas de Arruda, Universidade Federal de Mato grosso do Sul
Discente do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: Perspectivas da Inclusão na Diversidade Cultural.
Rita de Fátima Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
Publicado
2024-12-13