A DISLEXIA: DESAFIOS E INTERVENÇÕES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar os tipos de dislexia, explorando na literatura os métodos de ensino adequados para crianças com este transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. A justificativa para sua elaboração se fundamenta na necessidade de ampliar os conhecimentos inerentes ao campo de atuação e os métodos de trabalho com relação aos distúrbios e dificuldades de aprendizagem, os quais intervém e favorecem a saúde escolar, contribuindo para uma sociedade de aprendizes bem-sucedidos, pois a leitura e escrita são instrumentos básicos para o ingresso e participação na sociedade letrada. A referida pesquisa busca aprofundar conhecimentos para identificar os tipos de dislexia e aprimorar, por meio de análise teórica, as intervenções assertivas no campo educacional e familiar a fim de proporcionar melhor qualidade de vida para crianças com dislexia. Metodologicamente utiliza-se referências bibliográficas através de sites, artigos, teses e dissertações que abordam o assunto. Como conclusão, reforça a importância da articulação da escola e da família no respeito às diferenças, tanto na diversidade cultural, linguagem da criança dislexa. Palavras-chave: Dislexia. Desafios Educacionais. Intervenção precoce.
Publicado
2024-12-13
Seção
ARTIGOS
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