A PEDAGOGIA VISUAL COMO RECURSO NO LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Denis Augusto lino de lima universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Bruno Roberto Araujo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta da pedagogia visual como recurso pedagógico na educação de surdos que estão inseridos nas séries iniciais do ensino fundamental, bem como indicar as possibilidades de materiais didáticos e adaptações acessíveis em atividades pedagógicas bilíngues para o letramento e alfabetização desse público-alvo. A pesquisa é de cunho qualitativo, tipo exploratório, em que inicialmente será feito um levantamento bibliográfico sobre a Pedagogia Visual, o letramento e a alfabetização de surdos. No segundo momento, será dedicado à busca de atividades e materiais didáticos bilíngues nas plataformas digitais e, por fim, será apresentada uma proposta de material didático inédito pelo autor. Pretende-se, por esta pesquisa, colaborar com os professores regentes, de apoio e de sala de recursos multifuncionais com ideias e propostas de materiais bilíngues para a aprendizagem de alunos surdos no ensino comum.

Biografia do Autor

Bruno Roberto Araujo , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutor em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Publicado
2024-12-13