A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (A) NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO E ADAPTAÇÃO CURRICULAR NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Resumo
professores, especialmente quando se trata de alunos com necessidades específicas. Este estudo objetiva analisar o papel da mediação dos professores e a adaptação curricular na alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista A pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, com uma abordagem bibliográfica que revisa a literatura existente sobre o tema. Considerando as dificuldades que crianças com Transtorno do Espectro Autista enfrentam no processo de alfabetização, esta pesquisa justifica-se pela necessidade urgente de formação continuada dos professores, bem como pela criação e implementação de adaptações curriculares apropriadas. O artigo investiga como a formação docente pode ser aprimorada para melhor atender às demandas dessas crianças e como a adaptação curricular pode ser desenvolvida para facilitar a alfabetização e o letramento de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Assim, busca-se fornecer subsídios teóricos e práticos que possam orientar educadores e formuladores de políticas na promoção de uma educação inclusiva e eficaz. Palavras-chave: Adaptação Curricular, Alfabetização e Letramento, Capacitação Docente, Mediação Docente, Transtorno do Espectro Autista.
Publicado
2024-12-13
Seção
ARTIGOS
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