A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (A) NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO E ADAPTAÇÃO CURRICULAR NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Elaine Cristina da Silva Brito Farias Universidade Federal de Mato grosso do Sul
  • Wagner Teixeira Glória
  • Rita de Fátima Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana

Resumo

professores, especialmente quando se trata de alunos com necessidades específicas. Este estudo objetiva analisar o papel da mediação dos professores e a adaptação curricular na alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista A pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, com uma abordagem bibliográfica que revisa a literatura existente sobre o tema. Considerando as dificuldades que crianças com Transtorno do Espectro Autista enfrentam no processo de alfabetização, esta pesquisa justifica-se pela necessidade urgente de formação continuada dos professores, bem como pela criação e implementação de adaptações curriculares apropriadas. O artigo investiga como a formação docente pode ser aprimorada para melhor atender às demandas dessas crianças e como a adaptação curricular pode ser desenvolvida para facilitar a alfabetização e o letramento de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Assim, busca-se fornecer subsídios teóricos e práticos que possam orientar educadores e formuladores de políticas na promoção de uma educação inclusiva e eficaz. Palavras-chave: Adaptação Curricular, Alfabetização e Letramento, Capacitação Docente, Mediação Docente, Transtorno do Espectro Autista.

Biografia do Autor

Elaine Cristina da Silva Brito Farias, Universidade Federal de Mato grosso do Sul
Graduada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua como professora do Ensino Fundamental na Escola Fundação Bradesco. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPE), sua trajetória profissional é marcada pelo compromisso em promover o desenvolvimento integral dos alunos, com ênfase em práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas. Sua atuação reflete uma constante busca por estratégias que respeitem a diversidade e potencializem a aprendizagem de todos os estudantes.
Wagner Teixeira Glória
Graduação em Pedagogia pelo Claretiano Centro Universitário. Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Mentoria para Educação Profissional e Tecnológica no IFES - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Pós-Graduação em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial pela Faculdade de Educação São Luís.
Rita de Fátima Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
Publicado
2024-12-13