O ENSINO DE FILOSOFIA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL A PARTIR DA PERSPECTIVA HEGELIANA

  • Thiago Moura UFMS
  • Rúbia Ottoni

Resumo

A presente pesquisa busca contribuir para o ensino de pessoas com deficiência visual a partir da perspectiva hegeliana. O público de pessoas cegas e com baixa visão é na maioria das vezes desassistido do acesso ao conhecimento filosófico, já que é dado pouco espaço para o mesmo no sistema regular de ensino. Outrossim, muitos professores que trabalham com atendimento especial, especialmente pedagogos, acabam por tratar de temas como Ética e Teoria do Conhecimento, sem o devido rigor filosófico para abordá-los. Neste sentido, buscamos através do conceito de professor-filósofo em Hegel a figura de um mediador adequado e com condições de promover o acesso aos conhecimentos filosóficos a este público. Dessa forma, a hipótese aqui defendida, é que encontramos na obra hegeliana uma metodologia que pode contribuir com o ensino inclusivo, já que segundo o pensador alemão, o aprendizado é necessariamente uma atividade mediada, sobretudo através da linguagem.
Publicado
2025-02-15