NEUROCIÊNCIAS E O ENVELHECIMENTO: EXPECTATIVAS E DESAFIOS DAS PESSOAS DE 40 A 90 ANOS EM RELAÇÃO A APENDIZAGEM

  • Elisiane Lírio dos Santos Miranda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Janete Rosa da Fonseca Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este estudo tem como tema Neurociência e o envelhecimento: expectativas e os desafios das pessoas de 40 a 90 anos em relação à aprendizagem. O envelhecimento é um processo biológico inevitável que envolve mudanças fisiológicas, psicológicas e cognitivas. O objetivo geral foi compreender quais as contribuições da Neurociência em relação à aprendizagem no cérebro adulto. Para alcançar os resultados deste estudo, teve como objetivos específicos verificar como ocorre o processo do desenvolvimento do cérebro depois dos 40 a 90 anos, durante esta faixa etária; compreender os fatores psicológicos e fisiológicos do cérebro nesta faixa etária em relação à aprendizagem; refletir sobre o preconceito etário em relação à aprendizagem das pessoas de 40 a 90 anos. Metodologicamente, este estudo, partiu de uma pesquisa bibliográfica do tipo descritiva e com abordagem qualitativa. ficou evidenciado que é importante aprender sempre, e buscar realizar atividades diferentes do seu cotidiano. O cérebro humano tem uma incrível capacidade de adaptação. Dado o exposto neste estudo através da Neurociência foi evidenciado que para se manter uma vida saudável e a longevidade no envelhecimento é necessário incorporar alguns aspectos como: Viver em ambientes que comporte e seja adequado para as pessoas, o apoio da família, a prática de esportes, exercícios físicos, boa alimentação são fatores essenciais, bem como um olhar crítico da sociedade para o envelhecimento.

Biografia do Autor

Janete Rosa da Fonseca , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAQ). Professora e Orientadora do Programa de Especialização Latu Sensu em Alfabetização, Letramento e Educação Especial. Licenciada em Pedagogia, Especialista em Orientação Educacional. Especialista em Administração. Mestre e Doutora em Educação e Pós-Doutorado em Educação.
Publicado
2025-02-15