EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DEFICIÊNCIA VISUAL: DA FORMAÇÃO CONTINUADA AO COTIDIANO ESCOLAR

  • Giselly Souza de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
  • Aparecida de Sousa dos Santos

Resumo

A educação especial, enquanto modalidade que assegura o direito à educação para todos, considerando as necessidades individuais, torna-se, quando inclusiva, um pilar essencial para a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o papel do professor na sala de aula regular é fundamental, pois deve promover a mediação e as adaptações necessárias para possibilitar aos estudantes com deficiência o desenvolvimento de aprendizagens significativas, vinculadas a conhecimentos relevantes para sua inserção plena na sociedade. Este artigo, por meio de um levantamento bibliográfico, busca analisar a importância da formação continuada dos professores para assegurar uma educação inclusiva de qualidade aos alunos com deficiência visual. A partir da revisão dos estudos, constatamos que a formação contínua, aliada a políticas públicas que garantam condições adequadas para a implementação de práticas inclusivas, é crucial para superar as barreiras ainda presentes e construir uma educação mais justa e equitativa. A promoção da inclusão escolar exige a ação colaborativa de gestores, professores e pesquisadores, de modo a transformar a educação inclusiva em uma realidade efetiva nas escolas, garantindo o pleno acesso e desenvolvimento de todos os alunos. Palavras-chave: Educação Especial; Deficiência Visual; Formação Continuada.

Biografia do Autor

Aparecida de Sousa dos Santos
Mestre em Educação - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
Publicado
2025-02-15