O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ANTIRRACISTA

  • Fernanda Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rúbia Correa Ottoni Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Esse artigo abordou a relevância do uso das tecnologias assistivas no processo de alfabetização de crianças negras com TEA numa perspectiva inclusiva e antirracista, cujo objetivo geral foi analisar de que forma o uso das tecnologias assistivas favorecem o processo de alfabetização de crianças negras com TEA numa perspectiva inclusiva e antirracista. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a pesquisa bibliográfica para embasamento teórico com foco nos subtemas: Transtorno do Espectro Autista, alfabetização, interseccionalidade - raça e deficiência, além dos desafios, propostas e intervenções que levem à uma prática pedagógica inclusiva e antirracista. O estudo permitiu compreender a eficácia das tecnologias assistivas na educação de crianças com TEA, sendo um dos maiores desafios nessa mediação a formação de professores. Constatou-se como o racismo estrutural reflete negativamente no diagnóstico de crianças negras, na invisibilidade negra das discussões acerca do autismo e na ausência de representatividade negra nos materiais assistivos, bem como, em práticas inclusivas que levem em consideração saberes antirracistas.
Publicado
2025-02-17