INCLUSÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO SISTEMA DE ENSINO REGULAR

  • Sheila Oliveira da Silva Clemente UFMS
  • Rita de Fátima da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ

Resumo

A inclusão assertiva do aluno com Transtorno do Espectro Autista traz impactos positivos aos alunos e professores, modulando o ambiente de aprendizagem. O presente estudo objetivou refletir sobre o processo de inclusão do aluno autista no sistema de ensino regular, destacando os principais desafios enfrentados por esse público desde o momento da matrícula, até o momento em que se dá, de fato, a inclusão, adaptação e permanência na escola. Dessa forma, busca-se compreender os muitos desafios e as oportunidades que envolvem a inclusão do aluno com autismo, bem como as metodologias voltadas para sua devida permanência nos ambientes escolares. Foi utilizado como metodologia a revisão sistemática de literatura, utilizando-se de artigos publicados nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO, obedecendo os critérios de exclusão e inclusão pré-estabelecidos. No decurso do estudo, foi percebido que as barreiras, as resitências, a falta de qualificação profissional, a falta de estrutura nas escolas, são desafios reais enfrentados pelos alunos e famílias atípicas. Conclui-se então, que a inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista no sistema regular de ensino é uma responsabilidade conjunta que depende da participação do Estado, da escola, da sociedade e da família e essa parceria precisa ser constante, já que aluno com Transtorno do Espectro Autista necessita de suporte inclusivo em todas as etapas da sua vida acadêmica.
Publicado
2025-02-15