ANÁLISE DO DISCURSO: UM CAMINHO PARA APRIMORAR A REDAÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este estudo aborda a prática pedagógica no ensino de redação no Ensino Médio, com foco nos desafios enfrentados pelos estudantes no desenvolvimento das habilidades de escrita. O problema da pesquisa investiga quais são essas dificuldades e como metodologias inovadoras, como a análise do discurso e o estímulo ao repertório de leitura, podem contribuir para superá-las. O objetivo principal é analisar as dificuldades dos alunos no ensino de redação e explorar como essas metodologias podem promover o desenvolvimento das habilidades de escrita, além de integrar o ensino da escrita ao desenvolvimento do pensamento crítico. Para superar esses obstáculos, é necessário adotar estratégias pedagógicas inovadoras que considerem as especificidades do público-alvo e que promovam uma aprendizagem significativa. Uma das abordagens mais eficazes é o uso de técnicas de revisão por pares, que incentivam a troca de feedbacks entre os próprios alunos, permitindo que eles identifiquem e corrijam erros, além de aprimorar sua capacidade crítica ao analisar os textos dos colegas. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão bibliográfica sobre o ensino de redação, com ênfase nas metodologias que contribuem para o aprimoramento da escrita. A pesquisa se apoiou também em autores que discutem a análise do discurso como ferramenta pedagógica, observando sua contribuição na compreensão das escolhas linguísticas dos alunos. Os resultados indicaram que as principais dificuldades dos alunos estão relacionadas à falta de clareza e coerência na articulação das ideias, à escassez de repertório cultural e à ausência de metodologias que integrem a escrita ao pensamento crítico. Conclui-se que a prática pedagógica no Ensino Médio deve ser repensada, integrando a análise do discurso e o estímulo à leitura, para superar os desafios no ensino de redação.
Publicado
2025-02-16
Seção
ARTIGOS
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