ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DILEMAS E PANORAMAS À FRENTE DE DIFERENTES REGIÕES BRASILEIRAS

  • Stéphani Lúcia Rodrigues UFMS
  • Cíntia Geni SILVA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Franchys Marizethe Nascimento SANTANA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a presença e a aplicação das práticas de alfabetização e letramento nas turmas de Educação Infantil, bem como analisar de que forma elas se manifestam, especificamente, em duas regiões distintas dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro - Brasil. A Educação Infantil vem ao longo de sua história, se constituindo como primeira etapa da educação básica, reconhecida formalmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9394/96 e reestruturada a partir da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), que estabelece as interações e brincadeiras como elementos centrais das práticas pedagógicas, conferindo-lhes intencionalidade educativa. Essas atividades são exploradas de forma lúdica, permitindo que as crianças aprendam e se desenvolvam integralmente. O aprofundamento da problemática, na perspectiva aqui investigada, busca compreender as metodologias adotadas pelos professores para assegurar que os estudantes tenham contato com a leitura e a escrita como um direito garantido, preparando-os para as vivências nas práticas sociais. O presente artigo fundamenta-se nas pesquisas de campo e nas contribuições teóricas de autores como Soares (2009); Ferreiro (1999); Freire (1996); Vigotsky (1987), entre outros, que defendem a capacidade das crianças de compreenderem o processo de alfabetização por meio de contextos sociais, ainda na primeira infância. Desse modo, conclui-se que o contato com a leitura e a escrita na Educação Infantil, de maneira lúdica, dinâmica e contextualizada, explorando diferentes gêneros textuais, permite a ampliação do vocabulário e do pensamento crítico e criativo, garantindo um ambiente estimulante e inclusivo, onde o aprendizado ocorre de forma natural e integrada às situações reais do cotidiano, devendo ser considerando os interesses e autonomia das crianças, respeitando as particularidades do seu desenvolvimento. Palavras- chave: Ludicidade. Alfabetização - Letramento . Educação Infantil.

Biografia do Autor

Cíntia Geni SILVA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
Professora de Educação Básica, Pós graduada no curso de Alfabetização, Letramento e Educação Especial: perspectiva da Inclusão e Diversidade Cultural da UFMS.
Franchys Marizethe Nascimento SANTANA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ
Professora, Doutora, efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: perspectiva da Inclusão e Diversidade Cultural, coordenadora dos Laboratório de Artes e Ludicidade na Diversidade Cultural e Laboratório de Cultura Pedagógica/CPAQ/UFMS.
Publicado
2025-02-16