A FORMAÇÃO DOCENTE E A ATENÇÃO A ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL
Resumo
Este artigo destina-se à Edição Especial Altas Habilidades/Superdotação a partir de evidências, tem por objetivo analisar a formação do professor, bem como sua atenção aos estudantes com altas habilidades ou superdotação na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. A pesquisa teve como base uma análise na perspectiva hermenêutica fenomenológica de discursos de professores. Isto posto, o estudo deu-se por meio de pesquisa qualitativa do tipo documental com análise de materiais provenientes das conseguintes fontes: levantamento de literatura, informações legais que asseguram o tema e entrevista com a colaboração dos agentes desse processo, os docentes. Como resultado nota-se a necessidade de formação docente contínua e reflexiva sobre a temática das altas habilidades/superdotação, para que consigam compreender a especificidade do fator diferencial do superdotado, identificar os estudantes que apresentam as características de altas habilidades e atendê-los nas escolas de ensino comum. Considera-se importante ressaltar que, quando se coloca sobre a necessidade da formação inicial e continuada, devemos incluir os corresponsáveis sobre esse processo e destacar que o professor sente a necessidade de uma formação adequada e de qualidade.
Publicado
2025-08-21
Seção
ARTIGOS
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