A FORMAÇÃO DOCENTE E A ATENÇÃO A ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL

Resumo

Este artigo destina-se à Edição Especial Altas Habilidades/Superdotação a partir de evidências, tem por objetivo analisar a formação do professor, bem como sua atenção aos estudantes com altas habilidades ou superdotação na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. A pesquisa teve como base uma análise na perspectiva hermenêutica fenomenológica de discursos de professores. Isto posto, o estudo deu-se por meio de pesquisa qualitativa do tipo documental com análise de materiais provenientes das conseguintes fontes: levantamento de literatura, informações legais que asseguram o tema e entrevista com a colaboração dos agentes desse processo, os docentes. Como resultado nota-se a necessidade de formação docente contínua e reflexiva sobre a temática das altas habilidades/superdotação, para que consigam compreender a especificidade do fator diferencial do superdotado, identificar os estudantes que apresentam as características de altas habilidades e atendê-los nas escolas de ensino comum. Considera-se importante ressaltar que, quando se coloca sobre a necessidade da formação inicial e continuada, devemos incluir os corresponsáveis sobre esse processo e destacar que o professor sente a necessidade de uma formação adequada e de qualidade.

Biografia do Autor

Priscilla Basmage Lemos Drulis, UEMS
Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (2004). Pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Católica Dom Bosco (2006). Pós graduada em Educação Especial pela Universidade São Luís (2018). E pós graduada em Gestão Escolar, Supervisão e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (2021). Atuo na Educação a 21 anos, dei aula 10 anos para Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Lecionei na UNIDERP por 3 anos (02/2014 a 03/2017) para os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática. No ano de 2011 a 2019 foi técnica - Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para altas habilidades/superdotação, e professora do AEE do CEAM/AHS no ano de 2020. Atualmente atuo como Auxiliar Pedagógica Especializado (APE) na Escola Municipal de tempo Integral Iracema Maria Vicente. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Educação Especial. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.
Publicado
2025-08-21