AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS NO PROCESSO ENSINAR E APRENDER

  • Adriana Furtado Baez universidade federal decmatro grosso do sul
  • Roberta Carvalhal universidade federal de mato grosso do sul
  • Franchys Marizethe Nascimento Santana universidade federal de mato grosso do sul

Resumo

Este estudo tem como foco promover uma análise sobre a afetividade e sua influência na relação educativa significativa. Para isso, baseou-se no relato de um estudo de caso, e pesquisa empírica observando na instituição de ensino a construção de vínculos afetivos, que potencializam os aspectos necessários ao desenvolvimento. A experiência relatada tem como base a pesquisa participante conduzida por uma professora em sala de aula. O estudo expõe a dinâmica do processo ensinar/aprender e o processo evolutivo de uma estudante atípica, evidenciando sua jornada escolar desde a resistência inicial à socialização até a construção de vínculos e a assimilação das primeiras aprendizagens. Observamos nesse percurso, que a docente adotou estratégias que envolveram toda a turma em um ambiente de acolhimento, onde os demais estudantes são capazes de aprender, ainda que de formas distintas. Os resultados indicam que as habilidades socioemocionais dos professores, aliadas a uma concepção pedagógica que respeita as singularidades dos educandos, desempenham um papel essencial no avanço do processo educativo. Além disso, a prática educacional que integra a família e outros agentes do ambiente escolar revelou-se determinante para o progresso da estudante, permitindo que ela se tornasse protagonista de sua própria trajetória estudantil. Dessa forma, evidencia-se que a afetividade no contexto escolar não apenas favorece a aprendizagem, mas também fortalece o desenvolvimento integral dos alunos, fortalecendo uma educação com mais qualidade, humanizada e inclusiva.

Biografia do Autor

Franchys Marizethe Nascimento Santana, universidade federal de mato grosso do sul
Professora, Doutora, efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Curso de Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Especial: perspectivas da Inclusão e Diversidade Cultural, Coordenadora dos Laboratórios de Arte e Ludicidade Na Diversidade Cultural e Laboratório de Cultura Pedagógica/CPAQ/UFMS
Publicado
2025-02-16