COMPREENDENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA INFÂNCIA E A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE PARA O DESENVOLVIMENTO, BEM COMO OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA

  • Hortência Regina Pimentel Soares UFMS
  • Janete de Lima Verne Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Juliana Silva Rodrigues dos Santos Sales Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ
  • Franchys Marizethe Nascimento Santana Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/CPAQ

Resumo

Este artigo discute o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na infância, enfatizando a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento das crianças e os desafios enfrentados na docência. Com base em pesquisas e legislações pertinentes, o estudo destaca a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012), que asseguram os direitos das pessoas com autismo. Além disso, aborda a Lei nº 13.977/2020, que reconhece o TEA como deficiência para efeitos legais e garante a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O artigo identifica os principais sinais do autismo na infância e a necessidade do olhar atento dos professores, uma vez que muitas vezes são os primeiros a perceber características do transtorno. Também são analisados os desafios da inclusão escolar, como a carência de formação específica dos docentes, a falta de materiais adaptados e o suporte insuficiente nas instituições de ensino. Por fim, ressalta-se a importância da formação continuada dos professores e do trabalho conjunto entre escola, família e profissionais de saúde para promover um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo.
Publicado
2025-02-16