ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Regina Batista da Cruz Gonzaga UFMS
  • Rúbia Corrêa Ottoni Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumo

Este artigo tem a perspectiva de investigar e sintetizar as metodologias e práticas presentes no processo de alfabetização e letramento de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e analisar as principais abordagens e os desafios enfrentados pelos educadores e educandos. Propondo uma reflexão sobre qual maneira a educação pode ser uma ferramenta transformadora na vida desses alunos, promovendo uma inclusão respeitosa e significativa no espaço escolar. A metodologia utilizada foi uma Revisão Narrativa de Literatura, baseada em um estudo qualitativo-descritivo. Para isso, acessamos as principais bases de dados, como Periódicos Capes, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Também foram incluídos materiais adicionais, selecionados pela sua relevância para o objetivo da investigação. Os resultados nos levaram a compreender que a alfabetização e o letramentos de alunos com TEA requerem abordagens pedagógicas especializadas e um entendimento aprofundado sobre as necessidades individuais de cada aluno.
Publicado
2025-02-16