REFLEXÕES SOBRE A PRECOCIDADE COMO UMA DAS GRADAÇÕES DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Resumo
Este trabalho teve como objetivo compreender os fundamentos da precocidade como uma das gradações das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) à luz das contribuições da psicologia, da neuropsicologia e da educação. Para isso, considerou-se pertinente refletir sobre as concepções de inteligência e sua relação com o desenvolvimento infantil, a fim de analisar como essas se articulam com o conceito das AH/SD adotado pela política pública educacional para este público, o Programa NAAH/S. Quanto à metodologia, foi feita uma Revisão Narrativa de Literatura, baseada em um estudo qualitativo-descritivo. Os resultados apontam que a precocidade como uma das gradações das AH/SD está relacionada à expressão qualitativa e dinâmica de diferentes aspectos do desenvolvimento na primeira infância e o interjogo entre estes deve sinalizar potencial para evoluir na manifestação de comportamentos de AH/SD. Concluímos, então, que a precocidade como uma das gradações das AH/SD não se restringe à habilidade adquirida antes do esperado para a idade. Além disso, como crianças na primeira infância encontram-se em pleno processo de desenvolvimento, é precipitado reconhecer estudantes da educação infantil como superdotados ou afirmar que já apresentam comportamento de AH/SD. Assim, é necessário investir em pesquisas sobre o tema e em formações para professores, a fim de que a identificação no contexto educacional seja realizada.
Publicado
2025-08-21
Seção
ARTIGOS
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