A ROBÓTICA DESPLUGADA COMO FERRAMENTA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO

Resumo

Este artigo desenvolve a discussão sobre a robótica desplugada como ferramenta metodológica voltada ao enriquecimento curricular de estudantes com características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Fundamentado na Teoria dos Três Anéis e nos modelos de enriquecimento de Joseph Renzulli, as atividades desenvolvidas ao longo de um semestre articularam propostas criativas, investigativas e lúdicas, baseadas em desafios de pensamento computacional, construção de protótipos e resolução de problemas. As atividades foram planejadas de acordo com os três tipos de enriquecimento (I, II e III), com objetivos alinhados à BNCC e voltadas ao desenvolvimento de habilidades como comunicação, raciocínio lógico, criatividade, liderança e protagonismo. O objetivo do estudo é descrever e analisar atividades de robótica desplugada já aplicadas no contexto de estudantes com AH/SD, evidenciando como essa abordagem favorece o desenvolvimento de competências cognitivas avançadas, como pensamento crítico, raciocínio lógico e criatividade, a partir da aprendizagem mediada, conforme a teoria histórico-cultural. As atividades foram implementadas com dez estudantes do ensino fundamental, anos finais, da rede pública do estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados apontaram a eficácia da robótica desplugada como recurso pedagógico para estimular o potencial dos estudantes, promovendo também o desenvolvimento socioemocional e a aprendizagem significativa. Além disso, destaca-se a possibilidade de adaptação das atividades para o ensino de Ciências, evidenciando a versatilidade dessa abordagem para diferentes áreas do conhecimento e contextos educacionais. O estudo reafirma a importância do AEE como espaço de valorização dos talentos e de práticas inclusivas e inovadoras.

Biografia do Autor

Gracy Kelly Da Costa Oliveira, UFMS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGECI/UFMS). Graduação em Química (2018) e Pedagogia (2020).Especializações: Educação Inclusiva e Especial, Metodologia no ensino de Química e em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Atualmente professora de Robótica no Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação - CEAM/AHS.
Nelson Dias, UFMS
Doutor em ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017), especialização em LIBRAS pela Faculdade Educacional da Lapa (2013) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Atualmente é Professor de LIBRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã.
Publicado
2025-08-21