A ROBÓTICA DESPLUGADA COMO FERRAMENTA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO
Resumo
Este artigo desenvolve a discussão sobre a robótica desplugada como ferramenta metodológica voltada ao enriquecimento curricular de estudantes com características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Fundamentado na Teoria dos Três Anéis e nos modelos de enriquecimento de Joseph Renzulli, as atividades desenvolvidas ao longo de um semestre articularam propostas criativas, investigativas e lúdicas, baseadas em desafios de pensamento computacional, construção de protótipos e resolução de problemas. As atividades foram planejadas de acordo com os três tipos de enriquecimento (I, II e III), com objetivos alinhados à BNCC e voltadas ao desenvolvimento de habilidades como comunicação, raciocínio lógico, criatividade, liderança e protagonismo. O objetivo do estudo é descrever e analisar atividades de robótica desplugada já aplicadas no contexto de estudantes com AH/SD, evidenciando como essa abordagem favorece o desenvolvimento de competências cognitivas avançadas, como pensamento crítico, raciocínio lógico e criatividade, a partir da aprendizagem mediada, conforme a teoria histórico-cultural. As atividades foram implementadas com dez estudantes do ensino fundamental, anos finais, da rede pública do estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados apontaram a eficácia da robótica desplugada como recurso pedagógico para estimular o potencial dos estudantes, promovendo também o desenvolvimento socioemocional e a aprendizagem significativa. Além disso, destaca-se a possibilidade de adaptação das atividades para o ensino de Ciências, evidenciando a versatilidade dessa abordagem para diferentes áreas do conhecimento e contextos educacionais. O estudo reafirma a importância do AEE como espaço de valorização dos talentos e de práticas inclusivas e inovadoras.
Publicado
2025-08-21
Seção
ARTIGOS
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