A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • Vera Lucia Gomes Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana
  • Liara Barbosa Vieira Nogueira Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS
  • Ana Lucia Gomes Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção em Braille/SED

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os principais desafios e estratégias para inclusão de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Superior no Brasil. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, foram mapeadas dissertações, teses, artigos científicos e capítulos de livros publicados entre 2008 e 2025, com foco na identificação, atendimento e permanência desses estudantes nas universidades. Os resultados apontam a escassez de políticas institucionais, a ausência de protocolos de identificação, a invisibilidade acadêmica e a carência de formação docente como barreiras significativas. Para garantir a equidade no acesso e no desenvolvimento educacional desse público, destacam-se propostas de flexibilização curricular, programas de mentorias e estratégias de enriquecimento curricular.

Biografia do Autor

Vera Lucia Gomes, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana
Professora, especialista em educação especial e inclusiva e psicopedagogia, mestre e doutora em educação.
Liara Barbosa Vieira Nogueira, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande-MS
Graduada em psicologia e pedagogia. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão Escolar, Autismo e Atendimento Educacional Especializado.
Ana Lucia Gomes, Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção em Braille/SED
Graduada em Educação Física. Pós graduada em Educação Especial com ênfase na deficiência visual; Pós graduada em Atividades Físicas Adaptadas e a Saúde; Pós graduada em Serviço de Atendimento Educacional Especializado. Técnica do Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção em Braille/SED , Classificadora Funcional de Atletismo para Deficientes Físicos do Comitê Paralímpico Brasileiro
Publicado
2025-08-21