EVIDÊNCIAS RELATIVAS A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A INTERFACE ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES

  • Rita de Fátima Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
  • Ludmilla Eveline de Freitas Fernandes Universidade de La Empresa - Montevidéu

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as evidências científicas relacionadas à inclusão de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nas aulas de Educação Física escolar, discutindo os principais desafios enfrentados por professores, bem como as possibilidades de práticas pedagógicas que favoreçam a valorização das potencialidades desses sujeitos. A partir de uma revisão bibliográfica, buscou-se compreender o lugar ocupado pelos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação na dinâmica escolar, especialmente no componente curricular da Educação Física, tradicionalmente marcado por práticas homogêneas e centradas no rendimento físico. Os resultados apontam para a invisibilidade recorrente desse público nas políticas de inclusão e nas propostas pedagógicas da área, ao mesmo tempo em que destacam experiências promissoras baseadas na flexibilização curricular, no reconhecimento das múltiplas expressões da inteligência e na valorização do protagonismo estudantil. Conclui-se que a promoção da inclusão de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Física requer a articulação entre formação docente, escuta sensível e práticas pedagógicas diversificadas e desafiadoras.

Biografia do Autor

Rita de Fátima Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Câmpus Aquidauana
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Professora de Educação Física pela Faculdade Adventista de Hortolândia. Especialista em Educação Especial. Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação Especial, metodologia de pesquisa e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão educacional, pessoa em condição de deficiência, formação do professor, deficiência e educação física inclusiva, metodologia da pesquisa, iniciação científica, Braile, gestão empresarial e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em seu estudo de pós doutoramento na Universidade de Barcelona, reflete sobre o multiculturalismo na região de fronteira Brasil/Paraguai, Os fenômenos evidenciados são: identidade fronteiriça; aspectos relacionados ao multilinguismo; pessoas em condição de deficiência; inclusão; a escola fronteiriça e as relações estabelecidas nesse contexto; formação de professor(a) em região de fronteira. Tem buscado estabelecer uma rede de interação com pesquisadores de diversos lugares (por exemplo UNICAMP), propondo convênios, inclusive internacionais (Universidade de Barcelona), por meio do grupo de estudo e pesquisa que coordena. Considera importante a estreita interação entre a universidade e a escola, principalmente a pública, mantendo desde 2014 projeto de extensão que abarca os (as) professores(as) do Estado e do Município em atuação na Educação Especial e que se desenvolve no Campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Ponta Porã.
Publicado
2025-08-21