EVIDÊNCIAS RELATIVAS A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: A INTERFACE ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as evidências científicas relacionadas à inclusão de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação nas aulas de Educação Física escolar, discutindo os principais desafios enfrentados por professores, bem como as possibilidades de práticas pedagógicas que favoreçam a valorização das potencialidades desses sujeitos. A partir de uma revisão bibliográfica, buscou-se compreender o lugar ocupado pelos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação na dinâmica escolar, especialmente no componente curricular da Educação Física, tradicionalmente marcado por práticas homogêneas e centradas no rendimento físico. Os resultados apontam para a invisibilidade recorrente desse público nas políticas de inclusão e nas propostas pedagógicas da área, ao mesmo tempo em que destacam experiências promissoras baseadas na flexibilização curricular, no reconhecimento das múltiplas expressões da inteligência e na valorização do protagonismo estudantil. Conclui-se que a promoção da inclusão de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação na Educação Física requer a articulação entre formação docente, escuta sensível e práticas pedagógicas diversificadas e desafiadoras.
Publicado
2025-08-21
Seção
ARTIGOS
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