PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM FOCO NA ARTE, NA LÍNGUA E NA CULTURA INDÍGENA TERENA

  • Ana Lúcia Gomes da SILVA UFMS/CPAQ
  • Franchys Marizethe Nascimento SANTANA
  • Isabel Cristina RATUND
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Arte. Língua. Cultura Indígena.

Resumo

As reflexões interdisciplinares, com foco na arte, língua e cultura do povo indígena Terena, instigaram esta pesquisa. Trilhamos com o objetivo de compreender as práticas interdisciplinares e interculturais, em uma abordagem sobre as ações transformadoras e envolventes nas parcerias entre UFMS/CPAQ, os alunos indígenas e os acadêmicos norte-americanos. Á medida que a educação diferenciada se desenvolve e repercute sobre as interações no grupo, interessa-nos saber de que maneira os objetos da pesquisa interferem na motivação do aluno na escola, na vida cotidiana e, quais as consequências dessa mediação para valorização da cultura Terena. Procuramos a partir dos princípios da metodologia interventiva reconhecer o universo teórico que respalda a multiplicidade do movimento interdisciplinar. Os resultados revelam que ainda há muito a ser feito, mas as ações desenvolvidas já demonstram um grupo mais expressivo, criativo e sensível entre o todo e as partes na educação e na própria trama da vida.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Gomes da SILVA, UFMS/CPAQ
Professora Doutora, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ: analucia.sc1@hotmail.com
Franchys Marizethe Nascimento SANTANA
SANTANA, Franchys Marizethe Nascimento – doutora, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ. E-MAIL: francys.santanan@hotmail.com
Isabel Cristina RATUND
RATUND, Isabel Cristina- mestre, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ: isarat07@gmail.com

Referências

ALMEIDA. Maria Regina Celestino de. Os índios na História: abordagens interdisciplinares. Revista Tempo, nº 23, Rio de Janeiro: UFF, julho, 2007.

BARBOSA. Isto é arte? Uma reflexão sobre a arte contemporânea e o papel do arte educador. Educação, arte e inclusão. Rio de Janeiro, 2003.

BRASIL. Decreto n. 6.177, de 1 de agosto de 2007. Convenção sobre a proteção e promoção da Diversidade das expressões culturais. (UNESCO-Convenção de Paris- 2005).

_______. Cadernos SECAD Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC): 2007.

CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Programas de Pós-graduação da CAPES. 2006. Disponível em: www.pucsp.br/gepi&gt. Acesso em: 01 out. 2014.

FAZENDA, I. C. A teoria fecunda e a prática difícil da Interdisciplinaridade. Disponível em: < http //: www.pucsp.br/gepi>. Acesso em: 01 out. 2014.

_______, I. C. História, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas/SP, 2012.

________. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

________. Interdisciplinaridade - história, teoria, pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.

________. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

PICOLLO, Claudio. A arte de ensinar como arte da descoberta: uma investigação interdisciplinar. Tese de doutorado. PUC: São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.pucsp.br/gepi/downloads/TESES CONCLUIDAS/Picollo.pdf/

RATUND, Isabel Cristina; SOUZA, Maria Neusa G. Gomes de. Abordagens interdisciplinares em processos de intercâmbios culturais entre Brasil e Estados Unidos. Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP, Aquidauana, v. 1, n. 1, p. 114-122, out. 2014.

SILVA, Ana Lúcia Gomes. Interdisciplinaridade na Temática Indígena: aspectos teóricos e práticos da educação arte e cultura. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP, 2013.

SILVA, Luciana Emanuelle Sanches. Políticas públicas da educação escolar indígena e sua aplicabilidade em comunidades terenas no estado de mato grosso do sul. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.12; 2011.

TAVARES, D. E. Identidade. In: FAZEDA, I. C (Org.); GODOY, H. P. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2013. p. 135-139.

Publicado
2016-12-06