PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES COM FOCO NA ARTE, NA LÍNGUA E NA CULTURA INDÍGENA TERENA

Ana Lúcia Gomes da SILVA, Franchys Marizethe Nascimento SANTANA, Isabel Cristina RATUND

Resumo


As reflexões interdisciplinares, com foco na arte, língua e cultura do povo indígena Terena, instigaram esta pesquisa. Trilhamos com o objetivo de compreender as práticas interdisciplinares e interculturais, em uma abordagem sobre as ações transformadoras e envolventes nas parcerias entre UFMS/CPAQ, os alunos indígenas e os acadêmicos norte-americanos. Á medida que a educação diferenciada se desenvolve e repercute sobre as interações no grupo, interessa-nos saber de que maneira os objetos da pesquisa interferem na motivação do aluno na escola, na vida cotidiana e, quais as consequências dessa mediação para valorização da cultura Terena. Procuramos a partir dos princípios da metodologia interventiva reconhecer o universo teórico que respalda a multiplicidade do movimento interdisciplinar. Os resultados revelam que ainda há muito a ser feito, mas as ações desenvolvidas já demonstram um grupo mais expressivo, criativo e sensível entre o todo e as partes na educação e na própria trama da vida.

Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Arte. Língua. Cultura Indígena.

Texto completo:

XML Sem título PDF Sem título PDF

Referências


ALMEIDA. Maria Regina Celestino de. Os índios na História: abordagens interdisciplinares. Revista Tempo, nº 23, Rio de Janeiro: UFF, julho, 2007.

BARBOSA. Isto é arte? Uma reflexão sobre a arte contemporânea e o papel do arte educador. Educação, arte e inclusão. Rio de Janeiro, 2003.

BRASIL. Decreto n. 6.177, de 1 de agosto de 2007. Convenção sobre a proteção e promoção da Diversidade das expressões culturais. (UNESCO-Convenção de Paris- 2005).

_______. Cadernos SECAD Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC): 2007.

CARLOS, J. G. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. Programas de Pós-graduação da CAPES. 2006. Disponível em: www.pucsp.br/gepi&gt. Acesso em: 01 out. 2014.

FAZENDA, I. C. A teoria fecunda e a prática difícil da Interdisciplinaridade. Disponível em: < http //: www.pucsp.br/gepi>. Acesso em: 01 out. 2014.

_______, I. C. História, teoria e pesquisa. 18. ed. Campinas/SP, 2012.

________. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

________. Interdisciplinaridade - história, teoria, pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.

________. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

PICOLLO, Claudio. A arte de ensinar como arte da descoberta: uma investigação interdisciplinar. Tese de doutorado. PUC: São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.pucsp.br/gepi/downloads/TESES CONCLUIDAS/Picollo.pdf/

RATUND, Isabel Cristina; SOUZA, Maria Neusa G. Gomes de. Abordagens interdisciplinares em processos de intercâmbios culturais entre Brasil e Estados Unidos. Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP, Aquidauana, v. 1, n. 1, p. 114-122, out. 2014.

SILVA, Ana Lúcia Gomes. Interdisciplinaridade na Temática Indígena: aspectos teóricos e práticos da educação arte e cultura. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP, 2013.

SILVA, Luciana Emanuelle Sanches. Políticas públicas da educação escolar indígena e sua aplicabilidade em comunidades terenas no estado de mato grosso do sul. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer - Goiânia, vol.7, N.12; 2011.

TAVARES, D. E. Identidade. In: FAZEDA, I. C (Org.); GODOY, H. P. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2013. p. 135-139.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Outras informações podem ser obtidas exclusivamente pelo e-mail revistagepfip@gmail.com

REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES- GEPFIP - ISSN 23595051 (Publicação online)

A/C Profa. Ana Lúcia Gomes da Silva (Editora-chefe)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ

Praça Nossa Senhora da Conceição, 163, Centro - CEP: 79200-000 - Aquidauana/ MS

Telefone: +55 (67) 3241 0312