O DESENHO E SEUS SIGNIFICADOS: RELATOS DE EXPERIÊNCIA

  • Sandra Adorvino NEPOMUCENO UFMS/CPAQ
Palavras-chave: Mudança. Inovação. Aprendizado.

Resumo

O registro que abordamos neste artigo são desenhos/ imagens de uma turma pré-escolar de uma instituição municipal de Ensino. O objetivo é relatar os desenhos e seus significados através do modo de pensar da criança. Sob o enfoque de Rabello, a educadora apresenta uma atividade solicitando que as crianças façam um desenho do seu autorretrato e da imagem que eles fazem da professora. Quando a professora recebe essas imagens, percebe que a maioria das crianças a desenham sentada na cadeira ou atrás de uma “pilha” de cadernos de tarefas para casa. Tal fato despertou tanto incômodo que resolvemos romper com os paradigmas das tão cobradas “tarefas de casa”, o que não foi nada fácil. Porém, com a mudança na prática houve mais tempo para trabalhar outras metodologias de forma lúdica e com aprendizado.

Biografia do Autor

Sandra Adorvino NEPOMUCENO, UFMS/CPAQ
Professora da Rede Municipal de Ensino em Aquidauana/MS, com 25 anos de sala de aula na área de educação infantil atendendo crianças de maternal e pré-escola, atualmente no CMEI Leonor Garcia. E-MAIL: sandraadorvinonepomuceno@hotmail.com

Referências

PIAGET, A formação dos símbolos no Infâncio. PUF, 1948.

RABELLO, Sylvio, Psicologia do desenho Infantil. São paulo: companhia Editora nacional, 1935.

MOREIRA, Ana Angélica Albano. O epaço do desenho: a educação.8.ed.São Paulo.1993.

Publicado
2016-12-06