LÍNGUA PORTUGUESA E SURDEZ: DESAFIOS PARA O DOCENTE

  • Vera Lucia GOMES Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana
  • Jackeline Pinheiro da Fonseca RIBEIRO UEMS
Palavras-chave: Bilinguismo, Alfabetização, Língua Portuguesa

Resumo

Adquirir uma língua escrita, quando os métodos de ensino são baseados na audição, é um grande problema para qualquer aprendiz que não possui a via auditiva. Essa pesquisa teve como objetivo verificar quais os métodos de alfabetização/aquisição de língua escrita, utilizados em sala de aula regular, são os mais adequados para o ensino de surdos. Seguiu abordagem qualitativa e como metodologia para coleta de dados utilizamos pesquisas bibliográficas. Durante a pesquisa, podemos depreender que os métodos de ensino foram sendo moldados de acordo com a necessidade dos indivíduos em seu tempo e se transformando conforme os estudos sobre a surdez e linguagem foram se desenvolvendo. Para esses, o método analítico seria o mais adequado, por utilizar um sistema de aprendizagem que não se baseia apenas no som, mas em um conjunto de texto que desperte o interesse dos alunos. No entanto, esse método só seria adequado para aplicação em sala de aula do ensino regular se o aluno tiver uma boa fluência em LIBRAS e um tradutor intérprete à sua disposição. Diante disso, esperamos contribuir com a prática pedagógica de educadores que trabalham com alunos surdos e que seja instrumento para ampliar suas perspectivas de ensino respeitando suas especificidades linguísticas, em um ambiente inclusivo que oportuniza acessibilidade a todos.

Biografia do Autor

Vera Lucia GOMES, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana
Professora, especialista em educação especial e inclusiva, mestre em educação.
Jackeline Pinheiro da Fonseca RIBEIRO, UEMS
Graduada em Letras, Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Mestranda do Mestrado Profissional em Letras, UEMS

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Publicado
2017-12-04