LITERARTE NA MALA PANTANEIRA: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES EM EXPERIÊNCIAS FABULOSAS

  • Ana Lucia Gomes da Silva UFMS/CPAQ
  • Maria de Lourdes Medeiros Bruno
Palavras-chave: Literatura, Arte, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente artigo apresenta e discute a criação de fantoches, seguidos das experiências com o gênero fábula na formação de professores, daí o uso da expressão “fabulosas”. As ações fazem parte do Plano de Ensino desenvolvido nas disciplinas de Literatura Infantil e Fundamentos e Práticas do Ensino das Artes Visuais com acadêmicas do sexto e sétimo semestre do Curso de Pedagogia da UFMS/CPAQ. A proposta busca contemplar as pesquisas nas produções artísticas e literárias fundante nas áreas da literatura e arte: “literarte”. Aponta-se como linha de leitura a base interdisciplinar na premissa da parceria por se tratar das experiências de duas pesquisadoras que refletem a expressão e vivências de cada uma em um diálogo rico pelos tesouros da mala pantaneira . As escolhas das fábulas ocorreram por considerarmos este gênero apropriado ao apresentar histórias com cenários próximos do imaginário do autor e leitor, especialmente quando o cenário é a fauna e flora pantaneira. Ainda, por se tratar de textos curtos e, por considerarmos o leitor professor como sujeito ativo capaz de gerar relevantes mudanças na educação. Na mesma direção os fantoches atendem a tarefa de contar histórias no ambiente escolar como recurso significativo e facilitador para o professor, que encontra no boneco um meio físico, real de envolver as crianças, de forma mágica e lúdica. Os resultados nos apontam que os objetivos foram alcançados ao percebemos que as acadêmicas se sentiram instigadas em ressignificar a prática da leitura numa perspectiva crítica. Sabemos que o reconhecimento às mudanças acontece de fato no palco da sala de aula, quando pelas histórias, chegamos no coração da criança como um presente.

Biografia do Autor

Ana Lucia Gomes da Silva, UFMS/CPAQ
Profa. Dra. ANA LUCIA GOMES DA SILVA - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora de Gestão Acadêmica da UFMS/Campus de Aquidauana; Coordenadora PIBID/Pedagogia/CPAQ. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da PUC/SP, no Grupo de Estudos e Pesquisas no Ensino das Artes Visuais da UFMS e dirigente do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores GEPFIP/UFMS/CPAQ. Colaboradora no Programa de Formação de Professores da OMEP/BR/MS/Aquidauana. Contato: analucia.sc1@hotmail.com
Maria de Lourdes Medeiros Bruno
Professora licenciada em Português Literatura pela Universidade Santa Úrsula/RJ

Referências

CHAGAS, Pinheiro, BRAGA, Theophilo. Fábulas de La Fontaine - Traduções Modernas. Rio de Janeiro, 1928.

LACERDA, Nair. Clássicos da Infância- Fábulas do Mundo Inteiro Círculo do Livro, São Paulo, 1994.

ALVES, Rubens. Interpretar é compreender. São Paulo, 2004. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u814.shtml, acesso em 20 nov. 2017.

Publicado
2020-04-03