LITERARTE NA MALA PANTANEIRA: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES EM EXPERIÊNCIAS FABULOSAS
Palavras-chave:
Literatura, Arte, Interdisciplinaridade
Resumo
O presente artigo apresenta e discute a criação de fantoches, seguidos das experiências com o gênero fábula na formação de professores, daí o uso da expressão “fabulosas”. As ações fazem parte do Plano de Ensino desenvolvido nas disciplinas de Literatura Infantil e Fundamentos e Práticas do Ensino das Artes Visuais com acadêmicas do sexto e sétimo semestre do Curso de Pedagogia da UFMS/CPAQ. A proposta busca contemplar as pesquisas nas produções artísticas e literárias fundante nas áreas da literatura e arte: “literarte”. Aponta-se como linha de leitura a base interdisciplinar na premissa da parceria por se tratar das experiências de duas pesquisadoras que refletem a expressão e vivências de cada uma em um diálogo rico pelos tesouros da mala pantaneira . As escolhas das fábulas ocorreram por considerarmos este gênero apropriado ao apresentar histórias com cenários próximos do imaginário do autor e leitor, especialmente quando o cenário é a fauna e flora pantaneira. Ainda, por se tratar de textos curtos e, por considerarmos o leitor professor como sujeito ativo capaz de gerar relevantes mudanças na educação. Na mesma direção os fantoches atendem a tarefa de contar histórias no ambiente escolar como recurso significativo e facilitador para o professor, que encontra no boneco um meio físico, real de envolver as crianças, de forma mágica e lúdica. Os resultados nos apontam que os objetivos foram alcançados ao percebemos que as acadêmicas se sentiram instigadas em ressignificar a prática da leitura numa perspectiva crítica. Sabemos que o reconhecimento às mudanças acontece de fato no palco da sala de aula, quando pelas histórias, chegamos no coração da criança como um presente.Referências
CHAGAS, Pinheiro, BRAGA, Theophilo. Fábulas de La Fontaine - Traduções Modernas. Rio de Janeiro, 1928.
LACERDA, Nair. Clássicos da Infância- Fábulas do Mundo Inteiro Círculo do Livro, São Paulo, 1994.
ALVES, Rubens. Interpretar é compreender. São Paulo, 2004. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u814.shtml, acesso em 20 nov. 2017.
Publicado
2020-04-03
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos da Declaração de Direito Autoral da Revista Diálogos Interdisciplinares - GEPFIP:
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
a) permitem a reprodução total dos textos, desde que se mencione a fonte.
b) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional;
c) autorizam licenciar a obra com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
d) responsabilizam-se pelas informações e pesquisas apresentadas nos textos a serem publicados na Revista Diálogos Interdisciplinares, eximindo a revista de qualquer responsabilidade legal sobre as opiniões, ideias e conceitos emitidos em seus textos;
e) comprometem-se em informar sobre a originalidade do trabalho, garantindo à editora-chefe que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s), quer seja no formato impresso ou no eletrônico;
f) autorizam à Revista Diálogos Interdisciplinares efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão normativo da língua e apresentarem o padrão de publicação científica, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores;
g) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.