INIBITÓRIO COGNITIVO E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM: um estudo de caso
Resumo
Esse artigo é resultado do estágio clínico supervisionado durante a Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, que teve como eixo norteador o processo de ensino e aprendizagem e fatores que possam inibi-lo. Um dos fatores que pode exercer influência sobre esse processo denomi-na-se inibitório cognitivo, que está relacionado com a capacidade de inibir e selecionar pensamentos e memórias específicas e faz parte do controle inibi-tório, que envolve processos de controle do comportamento, da atenção e dos pensamentos/emoções. Assim, o objetivo geral do estudo foi diagnosti-car qual o tipo de problema ocorre com um menino de 7 anos de idade. Con-siderando o método que indica os meios técnicos da investigação, apropriou-se do método clínico, que apoia-se numa relação profunda entre pesquisador e pesquisado. Esse método indica que o sujeito possui um vínculo negativo com a aprendizagem, o qual reside em questões emocionais. Para aprender na escola a criança tem de exibir dois sistemas operativos: cognitivo e emo-cional, bem como as alterações na trajetória de desenvolvimento podem pro-vocar consequências e impactos graves na vida escolar, social, emocional e comportamental da criança.Referências
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