A HISTORICIADADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: DA INVISIBILIDADE A INCLUSÃO

  • Paola Gianotto Braga Seretaria de Estado de Educação do MS
  • Vera Lucia Gomes Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana
Palavras-chave: Deficiência. História. Inclusão.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral, debater de maneira conceitual a historização da concepção da deficiência ao longo do tempo. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido segue natureza qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica. Dentre os principais achados, foi possível concluir que a história do conceito de deficiência marca momentos cruéis, de intensa segregação e invisibilidade das pessoas com deficiência, substituídos, posteriormente pelo assistencialismo e ações caritativas. Em seguida houve o modelo biomédico, que entendeu, durante muito tempo, a deficiência como algo a ser curado, a pessoa a ser reabilitada a fim de se adequar aos padrões sociais o máximo possível. Somente de forma relativamente recente, no modelo social de conceituar a deficiência, que essa passou a ser entendida como uma das muitas condições que diversificam o ser humano um do outro. A partir de então, e até o presente, luta-se para eliminar barreiras físicas, comportamentais e atitudinais para incluir todas as pessoas na sociedade, possibilitando o acesso aos espaços públicos e à vida social, que por tanto lhes foi negada. Palavras-chave: Deficiência. História. Educação.

Biografia do Autor

Vera Lucia Gomes, Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Aquidauana
Professora, especialista em educação especial e inclusiva, mestre em educação.

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Publicado
2020-01-20