EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DE DOURADOS-MS

  • Aline Fusgheira PEREIRA Universidade Federal da Grande Dourados
  • Crislaine Amélia de SOUZA Universidade Federal da Grande Dourados
  • Josiane Fujisawa Filus de FREITAS Universidade Federal da Grande Dourados
  • Manuel PACHECO NETO Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Formação profissional.

Resumo

BETTI, M.; ZULLIANE, L. R. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Ano 1, n. 1, p. 73-81, 2002. BRANDOLIN, Fabio; KOSLINSKI, Mariane; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Journal of Physical Education, v. 26, n. 4, p. 601-610, 2015. BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum: BNCC. Disponível em: . Acesso em: 23 de maio. 2018. CARDOSO, A.G., NUNEZ, P.R.M. Percepção dos alunos do ensino médio em relação às aulas de educação física. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 13, n. 4, p. 125-132, 2014. CORDOVIL, Alenir de Pinho Romoaldo; GOMES, Cleomar Ferreira; MOREIRA, Evando Carlos; SILVA, M. C. R. O espaço da Educação Física na escola: um estudo sobre os conteúdos das aulas no Ensino Médio. Pensar a Prática, v. 18, n. 4, 2015. DAMASCENO, Augusto Lopes; FREITAS, Josiane Fujisawa Filus de; LEONARDI, Thiago Jose. A motivação na participação dos alunos de 7º e 9º ano nas de Educação Física. Horizontes-Revista de Educação, v. 4, n. 8, p. 171-179, 2016. DARIDO, S.C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de educação física e Esporte, São Paulo, v.18, n. 1, p. 61-80, jan./mar, 2004. FARIAS, Wallisson Lucas Santos; FREITAS, J. F. F. de; IWAMOTO, V.; LEVANDOSKI, G.; LEONARDI, T. J. Educação física escolar nos anos finais do ensino fundamental e a prática de atividades físicas fora da escola. Revista de Educação do Vale do São Francisco-REVASF, v. 7, n. 12, p. 163-176, 2017. FOLLE, Alexandra. TEIXEIRA; Fabiano Augusto. Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de educação física. Revista de Educação Física/UEM, v. 23, n. 1, p. 37-44, 1. trim. 2012. GOLIN, C. H. Desafios contemporâneos da Educação Física no Ensino Médio. In. Pacheco Neto. M. Desafios da Educação Física: cultura e corpo em movimento. Editora UFGD, Dourados, p.138, 2016. MELO, Rafaella Ferreira. A evasão escolar nas aulas de educação física no ensino médio. 2013. 21f. Monografia–Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2013. MINELLI, D. S.; NASCIMENTO, G. Y.; VIEIRA, L. F.; RINALDI, I. P. B. O estilo motivacional de professores de Educação Física. Revista Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 3, p.598-609, 2010. PEREIRA, M. G. R. A Motivação nas aulas de educação física: um enfoque no ensino médio. 108 Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2006. VECCHI RL, NISTA-PICCOLO VL. Ensinar para compreensão: fundamentação teórica para a Educação Física escolar. R. bras. Ci. e Mov 2010;18(4):62-72.

Referências

BETTI, M.; ZULLIANE, L. R. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Ano 1, n. 1, p. 73-81, 2002.

BRANDOLIN, Fabio; KOSLINSKI, Mariane; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Journal of Physical Education, v. 26, n. 4, p. 601-610, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum: BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 23 de maio. 2018.

CARDOSO, A.G., NUNEZ, P.R.M. Percepção dos alunos do ensino médio em relação às aulas de educação física. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 13, n. 4, p. 125-132, 2014.

CORDOVIL, Alenir de Pinho Romoaldo; GOMES, Cleomar Ferreira; MOREIRA, Evando Carlos; SILVA, M. C. R. O espaço da Educação Física na escola: um estudo sobre os conteúdos das aulas no Ensino Médio. Pensar a Prática, v. 18, n. 4, 2015.

DAMASCENO, Augusto Lopes; FREITAS, Josiane Fujisawa Filus de; LEONARDI, Thiago Jose. A motivação na participação dos alunos de 7º e 9º ano nas de Educação Física. Horizontes-Revista de Educação, v. 4, n. 8, p. 171-179, 2016.

DARIDO, S.C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de educação física e Esporte, São Paulo, v.18, n. 1, p. 61-80, jan./mar, 2004.

FARIAS, Wallisson Lucas Santos; FREITAS, J. F. F. de; IWAMOTO, V.; LEVANDOSKI, G.; LEONARDI, T. J. Educação física escolar nos anos finais do ensino fundamental e a prática de atividades físicas fora da escola. Revista de Educação do Vale do São Francisco-REVASF, v. 7, n. 12, p. 163-176, 2017.

FOLLE, Alexandra. TEIXEIRA; Fabiano Augusto. Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de educação física. Revista de Educação Física/UEM, v. 23, n. 1, p. 37-44, 1. trim. 2012.

GOLIN, C. H. Desafios contemporâneos da Educação Física no Ensino Médio. In. Pacheco Neto. M. Desafios da Educação Física: cultura e corpo em movimento. Editora UFGD, Dourados, p.138, 2016.

MELO, Rafaella Ferreira. A evasão escolar nas aulas de educação física no ensino médio. 2013. 21f. Monografia–Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília. 2013.

MINELLI, D. S.; NASCIMENTO, G. Y.; VIEIRA, L. F.; RINALDI, I. P. B. O estilo motivacional de professores de Educação Física. Revista Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 3, p.598-609, 2010.

PEREIRA, M. G. R. A Motivação nas aulas de educação física: um enfoque no ensino médio. 108 Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2006.

VECCHI RL, NISTA-PICCOLO VL. Ensinar para compreensão: fundamentação teórica para a Educação Física escolar. R. bras. Ci. e Mov 2010;18(4):62-72.

Publicado
2018-11-26