RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS COMO FACILITADORES DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo averiguar a utilização do material pedagógico ampliado para os alunos com baixa visão matriculados na Rede Estadual de Ensino de Dourados, e como objetivos específicos verificar se o material pedagógico ampliado está adequado para o aluno; constatar se esse material tem chegado à escola em tempo para acompanhar as aulas; avaliar a funcionalidade do material junto ao aluno. A metodologia utilizada segue abordagem qualitativa e como mecanismos para coleta de dados optamos por questionários semiestruturados aplicados com alunos com baixa visão, que são aqueles que apresentam pouca acuidade visual e necessitam de recursos específicos para o desempenho de seu processo educativo. Os questionários foram aplicados com doze alunos com essas características matriculados na Rede Estadual de Ensino de Dourados/MS, que recebem materiais ampliados produzidos pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Produção Braille – NAPPB. Esse núcleo é o responsável pela assistência a esses alunos realizando avaliação funcional da visão, instruindo os professores quanto às adaptações e produzindo o material ampliado. Por meio da pesquisa, constatamos que o material pedagógico ampliado está adequado de acordo com as fontes dos alunos; verificamos a reclamação de todos sobre a entrega tardia do material, principalmente no primeiro semestre do ano letivo, o que pode comprometer sua aprendizagem; registramos reclamações quanto a ampliação dos mapas e a qualidade da capa do material e resistência por parte dos alunos na sua utilização, visto ser diferente dos demais. Verificamos ainda, que mesmo com o material ampliado, os professores devem estar preparados para atuarem com esses alunos, realizando planejamento para que sua aula seja acessível a todos, pois às vezes, somente o material ampliado não supre as necessidades educacionais, sendo necessário utilizar estratégias diferenciadas em sua metodologia de ensino, para que o aluno não tenha dificuldade no aprendizado por consequência da deficiência, provocando desinteresse, falta de estímulo e comprometimento em sua aprendizagem.Referências
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