A ARTE ESTAMPADA NA IDENTIDADE INDÍGENA TERENA

Fátima Cristina Duarte Ferreira CUNHA, José Carlos PAIVA

Resumo


Este artigo trata de uma pesquisa em aldeias de origem Terena: Aldeia Tico Lipú, Aldeia Aldeinha de Anastácio, Aldeia do Bananal e Aldeia do Limão Verde, todas no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. As aldeias são da mesma etnia, de hábitos originais Terena, mas com situações de vida diferentes. O objetivo foi analisar e problematizar a educação diferenciada indígena, as linguagens e manifestações artísticas nas aldeias. Decorre da minha história de vida implicada à vida do povo Terena. Foram utilizados diferentes instrumentos metodológicos para ampliar a compreensão da percepção da identidade e dos conflitos existentes na sua identificação como indígena Terena. Foram realizadas observações de campo, tendo, como recursos, a recolha fotográfica, entrevistas e aplicação de questionários. Concluí que essas fontes de informação pesquisadas refletem vários discursos da identidade Terena e que a língua e a dança aparecem de forma muito forte e presente no dia a dia. Verifiquei a relevância de estudar esse tema, pois, com o processo de globalização e homogeneização cultural que tem marcado o mundo contemporâneo, acontece a mudança de valores e reorganizações sociais de toda ordem e, com este estudo, é possível contribuir, incentivando pesquisas futuras

Palavras-chave


Comunidades Indígenas. Identidade Terena. Arte Indígena. Povo Terena.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTENFELDER, Fernando Silva. Mudança cultural dos Terêna. In: Revista do Museu Paulista. [s.n]. São Paulo: vol. III, 1949.

ARASHIRO, Neusa N. e SANTOS, Maria C.L.F, Vozes do Artesanato, Fabio Pellegrini (organizador), [s.n.].Campo Grande, FCMS, 2011.

BITTENCOURT, Circe Maria; LADEIRA, Maria Elisa. A História do povo Terena. São Paulo: MEC-SEF-SUP: Centro de Trabalho Indigenista, 2000.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia a e Estatística (IBGE), 2010.

BRASIL. REFERENCIAL CURRICULAR PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS. Temas Transversais, MEC, Secretaria da Educação Fundamental, Brasília: A Secretaria, 1998.

CASTELNAU, Francis. Expedição às regiões centrais da América do Sul (1845). Trad: Olivério M. de Oliveira Pinto. Tomo II. São Paulo: Ed. Nacional, 1949.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade.11ª Edição., reimp. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2011.

LADEIRA, M. E. & BITTENCOURT, C. M. A História do povo Terena. São Paulo: Mec-Sef-Sup: Centro de Trabalho Indigenista. 2000.

OBERG, Kalervo. A economia Terena no Chaco. Terra Indígena – UNESP- Araraquara. São Paulo: nº 55, 1990.

RAMOS, Arthur. Introdução à antropologia brasileira – as culturas não européias. Coleção Estudos brasileiros da Livraria. Rio de janeiro: Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1951.

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Educação Escolar Indígena. Currículo. Brasília: MEC/SEF, 1998.

RELATÓRIO FINAL, do Inventário da Cultura Material Terena. Cultura Terena. Campo Grande/MS. 2012.

REVISTA TERRA INDÍGENA, Centro de Estudos Indígenas, UNESP, Câmpus Araraquara, Ano VII, nº 55, Gráfica da Unesp, Abril a junho de 1990.

REZENDE, Justino Sarmento. Ciências e Saberes Tradicionais. Artigo para a Semana de Ciências da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Manaus, 7 a 10 de outubro de 2014.

ROHDE, Ricard. Algumas notícias sobre a tribo indígena dos Terenos. Terra Indígena, UNESP-Araraquara, São Paulo: nº 55, 1990.

SÁ, Romulo C. (Organizador. RELATÓRIO FINAL DO INVENTÁRIO DA CULTURA MATERIAL TERENA – CR CAMPO GRANDE-MS), Funai, Museu do Índio, 2012.

SALAZAR, Abel, O que é arte? Coimbra, Porto, Portugal. Arménio Amado Editor, Colecção Stvdivm, Imprensa Portuguesa, 1940.




Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Outras informações podem ser obtidas exclusivamente pelo e-mail revistagepfip@gmail.com

REVISTA DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES- GEPFIP - ISSN 23595051 (Publicação online)

A/C Profa. Ana Lúcia Gomes da Silva (Editora-chefe)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ

Praça Nossa Senhora da Conceição, 163, Centro - CEP: 79200-000 - Aquidauana/ MS

Telefone: +55 (67) 3241 0312